Vacinações contra Meningite C e HPV chegam ao interior

878
Vacinação direto nas escola busca abranger o maior número possível de crianças e jovens dentro da faixa etária / Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Jorge Schmidt, no Distrito da Delfina, abriu nesta segunda-feira à tarde o roteiro da segunda semana da vacinação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. A mesma, através da equipe da Vigilância Epidemiológica de Estrela, está realizando visitas às escolas com o objetivo de intensificar a vacinação de crianças e jovens contra a Meningite C e o Papiloma Vírus Humano (HPV). A ação conta com a parceria da Secretaria de Educação e das direções dos educandários.

Dentro do calendário 2017 de vacinações do Ministério da Saúde, intensifica-se agora a imunização contra a Meningite C, para meninos e meninas, e contra o HPV para garotos, esta a novidade deste ano. Meta é vacinar mais de 700 estudantes contra cada uma das doenças dentro das faixas etárias preconizadas. E a visita às escolas para vacinação dos alunos busca agilizar e facilitar este processo, abrangendo maior número de crianças e jovens.

Na semana passada, alunos da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Müssnich e da Emef Ruth Markus Huber, ambas no Bairro Boa União, receberam a visita da equipe. Esta semana, além da Emef Pedro Jorge Schmidt, estão no roteiro a Emef Pinheiros, no Bairro Pinheiros, a Escola Estadual de Ensino Básico (EEEB) Vidal de Negreiros e o Colégio Santo Antônio. Algumas escolas faltam definir a data para a visita. Como destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carmen Hentschke, a vacinação só é feita a partir da autorização dos pais, enviada através dos alunos por um bilhete que deve ser assinado.

HPV
Em 2017 o Ministério da Saúde incluiu a vacinação quadrivalente contra o Papilomavírus humano (HPV) nos meninos, inicialmente dos 11 aos 14 anos. O HPV nos homens é responsável pelos cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais. A vacinação das meninas iniciou em 2014, inicialmente nas escolas e agora é realizada a partir dos 9 anos nas unidades de saúde. Nas mulheres o HPV é o maior responsável pelo câncer de colo uterino. Mas a vacinação para as meninas continua, pois é uma ação de rotina do Programa de Imunizações.

Meningite C
Também foi liberada a vacinação contra Meningite C para os adolescentes de 12 e 13 anos (meninos e meninas). Até 2016, a meningite C estava disponível apenas para crianças entre três meses e quatro anos. A meningite C é um tipo de meningite bacteriana causada pela Neisseria meningitidis. Essa doença continua sendo identificada como a de maior frequência nos postos de saúde do País (cerca de 60 a 70% dos casos). É caracterizada pela inflamação das meninges, apresenta rápida evolução, gravidade, pode deixar sequelas ou levar à morte.

O roteiro atualizado da vacinação
26/06 – Emef Pedro Jorge Schmidt – Delfina
28/06 – Emef Pinheiros – Pinheiros
29/06 – EEEB Vidal de Negreiros
30/06 – Colégio Santo Antônio
04/07 – Emef Leo Joas – Indústrias
05/07 – Emef José Bonifácio
06/07 – Emef Odilo Afonso Thomé
07/07 – Colégio Martin Luther
12/07 – Emef Arnaldo José Diehl
13/07 – EEEF Moinhos

- publicidade -