Linha Berlim sediará o 6º Encontro do Sapato de Pau

Para encaminhar detalhes do evento, comissão organizadora voltou a se reunir em junho

1132
Comissão Organizadora voltou a se reunir no dia 15 de junho/Crédito da foto: Paloma Driemeyer Valandro

A cultura do Sapato de Pau é uma marca forte em Westfália, seja através da fala, da dança ou da simbologia. E no mês de setembro, será protagonista de um evento regional: o 6º Encontro do Sapato de Pau, que tem como objetivo incentivar o uso do dialeto Sapato de Pau e resgatar usos e costumes dos imigrantes westfalianos, para conhecimento das novas gerações.

Agendado para o dia 09 de setembro (sábado), o evento cultural será realizado no Esporte Clube Juventude, em Linha Berlim – Westfália. Após 12 anos sem realizá-lo, a intenção da comissão organizadora, liderada pelo Grupo Amigos do Sapato de Pau, é reeditar a atividade, tendo em vista valorizar a cultura trazida pelos imigrantes alemães.

Para definir o programa do 6º Encontro do Sapato de Pau, a comissão organizadora esteve reunida no dia 15 de junho, no Esporte Clube Juventude. Na reunião, ainda tratou-se do fôlder de divulgação, da participação de músicos da comunidade no evento, e do cardápio – típico alemão – que será servido ao meio-dia. Ao final do encontro, a comissão organizadora também ensaiou alguns cantos, os quais serão apresentados em setembro.

O 6º Encontro do Sapato de Pau, que já tem a confirmação de participantes da Alemanha, iniciará às 9 horas, com recepção, e se estenderá até as 17 horas. A programação incluirá diversos atrativos: culto em Sapato de Pau, danças típicas com Sapato de Pau, cantos em Sapato de Pau, história dos westfalianos, piadas em Sapato de Pau, encenação de costumes westfalianos, entre outras atividades. Na data, também haverá uma mostra de objetos e utensílios antigos, utilizados pelos westfalianos, além de uma exposição de ferramentas usadas na fabricação de Sapatos de Pau.

A próxima reunião da comissão organizadora ficou marcada para o dia 27 de julho, a partir das 19h30min, tendo por local o Esporte Clube Juventude, em Linha Berlim. Na ocasião, serão discutidos os últimos detalhes para a realização do evento, que tem o intuito de incentivar que mais pessoas se envolvam e mantenham viva a tradição dos imigrantes alemães também através da fala.

Fonte: AI Westfália

- publicidade -