Renato Borghetti Quarteto fará show gratuito no Colégio Teutônia

Cursos, oficinas de instrumentos musicais e ampla atividade de espetáculos ocorrem de 16 a 20 de julho

1061
Segunda edição do Festival de Música de Teutônia ocorreu nas férias de Inverno de 2015/Crédito da foto: Leandro Augusto Hamester/Divulgação

No período de 16 a 20 de julho ocorre o Festival de Música de Teutônia 2017, evento que está em sua 3ª edição, promoção do Colégio Teutônia. Destinado a estudantes de música e ao público em geral, o evento é uma oportunidade diferenciada de aperfeiçoamento por meio de oficinas de instrumentos, da prática de conjunto e de concertos abertos ao público, e integra as festividades pelos 65 anos do Colégio Teutônia, celebrados no próximo dia 17 de julho.

O educandário acredita que a música contribui para a formação integral do ser humano e, há mais 20 anos, desenvolve seu projeto musical. Nesse contexto, o Festival tem como proposta principal difundir e valorizar a música em geral, erudita e popular, oferecendo aos estudantes o contato com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música, vindos de várias cidades do Estado; oportunizar a vivência da música por meio de oficinas de cordas, sopros, canto, percussão e musicalização; e promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os músicos participantes, além de contribuir para o crescimento cultural da comunidade.

“A estrutura do Festival de Música de Teutônia terá duas frentes, pedagógica e artística, que se entrelaçam, gerando novos valores e visões para a criação, a vivência, a performance e a educação musical. Essas estruturas procuram privilegiar ‘todas as músicas’, mantendo sempre um bom nível de performance dos músicos participantes”, destaca o maestro do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e integrante da comissão organizadora do Festival, Lucas Grave.

A programação pedagógica, com 16 cursos de instrumento e três oficinas ministradas por 16 renomados professores, propõe alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical. Já a intensa programação artística contará com atrações nas cinco noites do Festival, oportunidade diferenciada de crescimento musical dos estudantes e programa cultural especial para a comunidade.

“A música, com caráter de formação, recebe atenção especial com este projeto diferenciado em período de férias de Inverno. Além dos jovens instrumentistas, é um evento que também contempla profissionais da música na orientação das diversas oficinas. É sim um Festival com caráter cultural, mas também educativo e de aprimoramento técnico. É um encontro de conhecimento, de novos saberes e de muito amor à música”, destaca o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

Fonte: AI Colégio Teutônia

- publicidade -