Central do Empreendedor muda processos para agilizar criação de empresas

888
Junta Comercial passa a funcionar junto à Sedetag/Crédito da foto: Bianca Mallmann/Divulgação

A partir desta segunda-feira, a Junta Comercial de Lajeado passa a funcionar junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) da Prefeitura de Lajeado, dando início ao processo de agilização da criação de novas empresas no município. O novo endereço está localizado junto à Central do Empreendedor. A mudança faz parte de uma das etapas do Programa Simplifica Lajeado e possibilitará que a prefeitura e a Junta Comercial atuem de forma integrada a fim de viabilizar o registro de novas empresas de baixo risco em até 24 horas. Para que esse prazo seja alcançado nas próximas semanas, o empreendedor precisará apresentar os documentos necessários de uma única vez.

O Simplifica Lajeado é um programa da Prefeitura Municipal para inovar, simplificar e desburocratizar a gestão pública. O Simplifica busca tornar mais fácil e simples as diversas atividades executadas pela administração pública, facilitando a prestação de serviços à comunidade. O programa foi apresentado durante evento no Sincovat no dia 6 de junho, e a mudança da Junta Comercial ocorre dentro do prazo apresentado ao Sincovat. Focado na agilização do processo de registro de empresas, o Simplifica Lajeado vai reduzir o número de etapas necessárias para fazer um registro e, assim, facilitar a criação de novas empresas no município.

Documentos devem ser encaminhados diretamente na Sedetag e não mais na Fazenda

A partir da mudança da Junta Comercial, que antes funcionava dentro da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), a emissão de novos alvarás provisórios para abertura de empresas e alterações passará a ser responsabilidade da Central do Empreendedor, que conta com atendimento e protocolo próprios. O empreendedor não deverá mais apresentar documentos na Secretaria da Fazenda (Sefa), dentro da prefeitura. Permanecerá de responsabilidade da Sefa apenas a baixa da empresa, que seguirá o mesmo procedimento adotado até o presente momento.

“É um momento em que pedimos um pouco de paciência e compreensão do empreendedor. Estamos iniciando um novo momento no desenvolvimento da cidade e estamos trabalhando para atender as novas demandas. Nós temos um novo modelo de fazer as coisas e sabemos como fazê-las. Agora chegou a hora de colocar isto em prática”, disse Douglas Sandri, titular da Sedetag.

O NOVO ENDEREÇO

A nova sede da Junta Comercial fica na Rua Júlio de Castilhos, 171, fone 3982-1336.

- publicidade -