Produção Orgânica de Frutas e Hortaliças será tema de curso em Lajeado

820

Com o objetivo de fornecer aos agricultores informações a respeito das bases e princípios da Agroecologia, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) de Lajeado, programa para o próximo dia 05 de outubro a abertura do Curso de Produção Orgânica de Frutas e Hortaliças. Com vagas limitadas, a capacitação tem inscrições abertas até o dia 15 de setembro, por meio do telefone (51) 3714-3920. O primeiro módulo da atividade ocorre a partir das 14h no Jardim Botânico de Lajeado.

A intenção, de acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin, será fornecer orientações técnicas com foco na sustentabilidade do sistema, a fim de promover a melhoria da qualidade dos produtos, com ganhos para o produtor e para o consumidor. Temas como adubação, irrigação, rotação e sucessão de culturas, manejos de solo e de pragas e de doenças, além de legislação e comercialização deste tipo de produção serão abordados em encontros práticos e teóricos. A capacitação tem carga horária de 20 horas-aula.

Andréia ressalta o fato de a produção orgânica ter crescido muito em todo o mundo, principalmente pela necessidade da preservação ambiental e pela exigência dos consumidores por produtos mais saudáveis. “Assim, o curso se justifica uma vez que ele atende a demanda do consumidor, mas também beneficia o próprio agricultor e mesmo o meio ambiente, já que ele elimina os riscos de contaminação por agroquímicos”, salienta.

- publicidade -