Município recebe auditoria de manutenção do SUSAF

1030
Crédito da foto: Thais Cristina Formentini/Divulgação

Auditores da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação estiveramem Carlos Barbosa do dia 07 ao dia 11 de agosto. A visita ocorreu atendendo a uma auditoria rotineira de manutenção em que é verificado o funcionamento do SUSAF – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte no município. A finalidade é renovar a autorização.

O programa, que foi regulamentado pelo Decreto Estadual nº 49.340/2012, permite que os estabelecimentos registrados no SIM – Serviços de Inspeção Municipais comercializem em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, mediante indicação realizada pelos fiscais. Assim, permite que agroindústrias que trabalham com produtos de origem animal possam vender em todo o estado, a partir da inspeção realizada pelo SIM, o qual assegura à população o acesso a alimentos seguros e com procedência.

Apenas 21 municípios gaúchos tem SUSAF e a aprovação de Carlos Barbosa aconteceu no ano passado. Atualmente, cinco estabelecimentos estão registrados no programa, os quais foram vistoriados durante a semana, além de outros três que estão em processo de adesão ao SUSAF.

Desta forma, após o relatório ser finalizado, na tarde de sexta-feira, 11, o Vice-Prefeito Beto Da-Fré recebeu, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, os auditores Fábio de Jesus Monteiro de Barros, Joline Dalla Vechia e Júlia Vignolo Silva. Na ocasião também estiveram presentes o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Borsoi, o Diretor do SIM em Carlos Barbosa, Veterinário Vitor Hugo Martinez Pereira e o fiscal do SIM, Júnior Maurício Mocellin, oportunidade em que foi mantido o termo de adesão ao SUSAF.

- publicidade -