Curso de Nutrição da Univates completa 15 anos

Atividades de comemoração ocorrem no início de setembro

863
Curso de Nutrição da Univates completa 15 anos / Crédito da foto: Rodrigo Balbueno / Divulgação

O curso de Nutrição da Univates completa 15 anos no mês de agosto. Com mais de 280 diplomados, o curso tem buscado ampliar a capacitação pedagógica dos docentes, a relação com a comunidade e modernizar a estrutura da Instituição.

Adriana Ulsenheimer colou grau na primeira turma do curso, em 2007. Atualmente a diplomada coordena o setor de nutrição da Secretaria de Saúde de Lajeado. “A Univates esteve em constante crescimento desde o meu período de formação. O número de cursos aumentou e a preocupação com a qualidade do ensino ficou sempre evidente. Sei que o curso mudou e melhorou muito, estando atento às mudanças necessárias”, declara.

Conforme a coordenadora do curso, professora Fernanda Scherer Adami, um dos objetivos da Instituição é a preocupação em acompanhar a mudança de perfil do profissional desejado. “No início o mercado de trabalho solicitava basicamente profissionais para trabalhar em consultório, na clínica hospitalar e em unidades de alimentação e nutrição.

Hoje o nutricionista desempenha um papel reconhecido na qualidade de vida e saúde da população em geral, principalmente preocupando-se com a prevenção de doenças e promoção da saúde”, conta Fernanda ao destacar a ampliação do mercado de trabalho. “O que percebo é que o diplomado de hoje tem mais informações sobre o trabalho interdisciplinar e conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Tenho orgulho de dizer que fiz minha graduação e especialização na Univates, que agora é Universidade”, afirma Adriana.

Evento de comemoração
Para comemorar os 15 anos de Nutrição, o curso promove, no dia 1º de setembro, um evento em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN2). A abertura das atividades ocorre às 19h20min no auditório do Prédio 11. Na sequência, às 19h50min, será realizada a palestra “Dieta mediterrânea na doença hepática gordurosa não alcóolica”, ministrada pela mestra em Ciências da Gastroenterologia e Hepatologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs) Juliana Bruch.

Às 20h20min, a doutora em Educação (Ufrgs) Ana Luiza Scarparo debate sobre a atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar. O final da noite conta ainda com um vídeo sobre a história do curso e coffee break oferecido pelo Diretório Acadêmico.

Para participar, é necessário que cada estudante traga um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas no site do CRN-2 (www.crn2.org.br/crn2/eventos-do-crn-2-inscricao-e-certificado/3-dia-do-nutricionista-lajeado-01-de-setembro).

- publicidade -