Plano Museológico do Museu Bruno Born é apresentado ao Executivo

647
Eder Oliveira no ato de entrega do plano ao titular da Secel, Carlos Reckziegel

A Casa de Cultura, que abriga o Museu Bruno Born, recebeu na última quinta-feira (24/8), o museólogo Eder Oliveira, que apresentou o Plano Museológico do museu instalado em Lajeado. Contratado a partir da contemplação do município no edital de Micro Projetos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Oliveira explicou que o plano é uma ferramenta de planejamento estratégico que todos os museus devem ter, onde são definidas as medidas de curto, médio e longo prazo durante um período de dez anos, para que o museu alcance a excelência a que se propõe.

No Plano Museológico apresentado, foram apontadas diversas melhorias que devem ser adotadas para que o Museu se torne mais conhecido e visitado. Entre elas, está a criação de uma sala para exposições temporárias, onde ocorreriam até três exposições de diferentes temas durante o ano, fazendo com que um mesmo visitante retornasse mais vezes ao museu no período. Outro sugestão para o Museu é a comunicação, que deverá ser feita por meio de mídias sociais e placa de identificação na Casa de Cultura.

Conforme o museólogo, também é necessária a contratação de um profissional técnico em museologia, pois será de responsabilidade desse servidor botar em prática o plano que norteia o Museu para os próximos dez anos.

O profissional também falou sobre a documentação museológica, exposições, gestão institucional e de pessoal, pesquisa, financiamento e fomento. Participaram do encontro o secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Douglas Sandri, e servidores de ambas as pastas.

O Museu Bruno Born foi instalado em 1982. Segundo dados do Cadastro Nacional de Museus, o Brasil tem 3.300 museus registrados atualmente.

- publicidade -