Polícia Civil realiza operação para desarticular grupo suspeito de roubo de gado no RS

1561
A organização criminosa atua tanto no furto de gado bovino/ovino vivo (utilizando caminhão boiadeiro), como na forma de carneada / Crédito da foto: PC Divulgação

A Polícia Civil, em ação da Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e de Abigeato, deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Calcário. A ação teve por objetivo desarticular uma organização criminosa de abigeato que vêm atacando várias cidades do Estado.

Foram cumpridas 21 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão preventiva, dez de busca e apreensão, quatro apreensões de automóveis e uma apreensão de um caminhão boiadeiro, utilizado pela organização em furtos de gado. Seis pessoas foram presas preventivamente, sendo que um dos homens também foi autuado em flagrante por posse de arma de fogo com numeração raspada.

Três das prisões ocorreram em Bagé,  uma em Taquari, uma em Dom Pedrito e uma em Porto Alegre. Três veículos e uma arma foram apreendidos em Bagé, além de carne e uma carroceria usada para transporte de gado vivo. A organização criminosa atua tanto no furto de gado bovino/ovino vivo (utilizando caminhão boiadeiro), como na forma de carneada.

A maior parte dos integrantes são de Bagé. A operação foi denominada Calcário porque as investigações tiveram início após o furto de 17 animais bovinos, ocorrido em 02/03/2017, no município de Caçapava do Sul, cidade conhecida pela grande produção de Calcário. No decorrer das investigações os policiais da Força Tarefa conseguiram apurar que esta organização criminosa foi a responsável pelo referido furto.

A Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, criada em agosto de 2016 pela Polícia Civil, vem realizando várias ações com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade no campo e já conta com resultados positivos. Estima-se que durante um ano de atuação mais de seis milhões e meio de reais já foram retirados das mãos de associações criminosas.

Fonte: Polícia Civil/RS

- publicidade -