Cartilha da Semana do Trânsito é lançada e estudantes são homenageados

1239
Vencedores receberam menções honrosas/Crédito da foto: Priscila Pilletti/Divulgação

A Semana Nacional do Trânsito ocorre entre 18 e 25 de setembro, e a cartilha que concentra as atividades da campanha foi lançada nesta terça, dia 12. O material é ilustrado com desenhos produzidos por cinco estudantes garibaldenses, que fizeram os trabalhos em concurso realizado na mesma semana, em 2015.

Em ato realizado no Gabinete do Prefeito, as cinco crianças autoras dos desenhos vencedores receberam menções honrosas:

1º lugar: Dian Carlo de Melo – EMEF Madre Justina Inês

2o lugar: Laura Gavirachi Cardoso – EEEF Carlos Gomes

3o lugar: Pedro B. Ferret – EMEF Visconde de Cairu

4o lugar: Luísa B. Jahn – EMEF Visconde de Cairu

5o lugar: Elisa Pozzebom Gueno – EMEF Attílio Tosin

Mais de 300 trabalhos foram avaliados por uma comissão composta por representantes das secretarias municipais de Educação e Segurança e Mobilidade Urbana. Cada ilustração representa uma atitude de educação no trânsito e a disposição nas páginas está em ordem de colocação, com o 1o lugar estampado na capa.

Carlo Mosna, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, parabenizou e agradeceu a participação dos estudantes e das escolas. “Com a ajuda deles, a campanha terá mais destaque e um alcance maior”, prevê o secretário. “As crianças observam muito os pais e têm poder de influência sobre as ações responsáveis no trânsito”.

A secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies, lembrou a dificuldade dos adultos em lidar com os limites impostos pelo trânsito. “A Semana do Trânsito é uma oportunidade para que as crianças e jovens possam ajudar a contribuir para um município melhor”, avalia.

O prefeito em exercício, Antonio Fachinelli, também destacou a importância da responsabilidade coletiva que o trânsito demanda. “É preciso pensar nos outros e ter paciência, e isso está muito bem ilustrado nos desenhos da cartilha. Com atitudes de respeito, construímos uma sociedade mais justa”, afirmou.

Cartilha da Semana do Trânsito 2017/Crédito da foto: Priscila Pilletti/Divulgação

A cartilha educativa conta com um bloco de anotações ecológico, que deve ser utilizado para a atividade no interior da publicação, que consiste em dizer como a sua escolha faz a diferença no trânsito. O bloco pode ser aproveitado posteriormente para fazer anotações.

Estudantes do Ensino Fundamental de todo o município receberão a cartilha nas escolas. A comunidade em geral também terá acesso ao material, em ação de conscientização a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 9h, nos semáforos do cruzamento da avenida Independência e rua Jacob Ely (Estação Rodoviária).

A Semana do Trânsito é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Corporação de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Brigada Militar, Polícia Civil e Núcleo Vida Urgente.

- publicidade -