Curiosidade: acasalamento entre cobras corais, na verdade, era um combate

De acordo com bióloga, comportamento registrado em vídeo no interior de Paverama indica um combate entre machos

3775

No início da semana divulgamos aqui um vídeo curioso, que chamou a atenção dos leitores: duas cobras corais que, inicialmente se pensava, estavam acasalando. O registro foi feito pelo comunicador da Popular FM Cristiano Stapenhorst Schwarz, no interior de Paverama. Porém, de acordo com especialistas se trata de outro ritual: um combate. Conforme a bióloga ligada ao Instituto Butantan e doutoranda que estuda o comportamento das cobras corais, Rafaela Zani Coeti, trata-se de um combate entre machos.

De acordo com Rafaela, os combates podem ocorrer por vários motivos, tais como: obtenção de alimento (combate predatório), manutenção de território, quando ocorre na estação reprodutiva, pode estar ligado à prioridade no acesso à fêmea ou à defesa da fêmea (guarda copulatória). “Para cobras corais verdadeiras (gênero Micrurus) descrevemos recentemente um combate na espécie Micrurus lemniscatus que corroborou com dados reprodutivos obtidos em pesquisas recentes e confirma o combate ocorrendo na época reprodutiva. Assim, a hipótese é que para este gênero os combates estejam ligados à reprodução”, explica.

Rafaela crê que as cobras do vídeo tratam-se de corais verdadeiras do gênero Micrurus. “É que este ritual de combate é típico deste gênero, não sendo descrito para corais falsas”, avalia. Porém, para afirmar com certeza, seria necessário ver a cabeça dos animais. “Assim seria possível até identificar a espécie dos animais”, pontua.

- publicidade -