Dois PPGs da Univates conquistam nota 5 em avaliação da Capes

Avaliação quadrienal foi divulgada na última quarta-feira, 20

700
O PPG em Ambiente e Desenvolvimento foi um dos programas a receber a nota máxima/Crédito da foto: Tuane Eggers/Divulgação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) anunciou na última quarta-feira, 20, o resultado da avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) brasileiros, na qual atribuiu nota 5 a dois PPGs da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Receberam a nota os PPG em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Além disso, o Mestrado em Ensino e o Mestrado em Biotecnologia passaram para nota 4, pois recentemente aprovaram o doutorado nas respectivas áreas.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, doutora Maria Madalena Dullius, a nota 5 significa excelência em nível nacional a partir de avaliação realizada em relação à produção científica do corpo docente e discente, à estrutura curricular do curso, à infraestrutura de pesquisa da instituição, dentre outros fatores. “Esse resultado demonstra a qualidade dos nossos programas, a consolidação das pesquisas e o comprometimento dos docentes e discentes, pois receber estas notas, após criteriosa avaliação da Capes, com certeza não é algo fácil de ser alcançado. Para programas que só possuem mestrado, como é o caso do PPGECE, 5 é a nota máxima”, destaca Madalena.

A pró-reitora avalia ainda que essas notas, por um lado, colocam a Univates no compromisso de manter essa qualidade e buscar diferenciais para os programas, como, por exemplo, a internacionalização. “Por outro lado nos abrem outras possibilidades, como participar de editais de pesquisa específicos para programas com nota 5 ou superior e oferecer Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter), que são modalidades de oferta de cursos fora da sede”, explica ela.

Nesta avaliação o PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis não foi avaliado ainda, pois iniciou suas atividades recentemente. Mais informações sobre os Programas de Pós-Graduação da Univates podem ser obtidas no site univates.br/posgraduacao.

- publicidade -