Município adere à Campanha de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo ocorre desde o ano de 2015 em todo o Brasil

1187

Dados confirmam que 90% dos suicídios podem ser prevenidos. Diante disso, Setembro é marcado como o mês de prevenção ao suicídio, que é um acontecimento complexo que envolve múltiplas circunstâncias, dentre elas psicológicas, biológicas, genéticas, culturais e socioambientais.

Em alusão à data, a Secretaria da Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social de Westfália, através da psicóloga Cristina Pretto, traz informações que podem auxiliar a desmistificar o tabu em torno desta temática e, principalmente, instruir familiares, amigos e a comunidade em geral sobre o enfrentamento deste grave problema de saúde pública. No Município, além de ser o mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo também é marcado como o mês de valorização da vida.

A ajuda às pessoas deprimidas, desesperançadas, desamparadas e desesperadas pode começar na Unidade Básica de Saúde (UBS). Contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3762-4312, no Posto de Saúde, ou 192, com o SAMU. “Qualquer pessoa pode ajudar, pois uma conversa e um desabafo sem julgamento fazem toda a diferença”, observa a psicóloga.

Falar é sempre a melhor solução. Conforme a profissional, conseguir o contato é, sem dúvidas, a melhor forma de diminuir o desespero suicida, fortalecendo a vontade de viver. “Após a escuta, deve-se buscar imediata ajuda profissional na UBS do Município, pois, provavelmente, serão necessárias intervenções que envolvam profissionais da área da saúde, assistência social, educação, justiça e lideranças religiosas e/ou comunitárias”, completa Cristina Pretto.

A Campanha Setembro Amarelo foi criada no ano de 2015 e é lembrada em todo o Brasil. É uma promoção do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Westfália, a realização é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social.

Ação de conscientização

Para marcar o mês de prevenção ao suicídio, na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro, integrantes da Oficina Terapêutica e a psicóloga Cristina Pretto farão a distribuição de flyers do Setembro Amarelo. A ação de conscientização ocorrerá na Avenida Henrique Uebel, no Centro de Westfália.

- publicidade -