Secretaria do Meio Ambiente recolherá lonas utilizadas na cobertura de silos

Produtores devem entrar em contato com secretaria, que formatará roteiro para a coleta

750
Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

A Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela vai recolher, na primeira semana de outubro, as lonas utilizadas pelos produtores para a vedação da silagem. “O plástico demora mais de 400 anos para se decompor na natureza, e seu descarte incorreto traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente, poluindo o solo e a água”, alerta o secretário Hilário Eidelwein. Por este motivo, segundo ele, é importante que estes materiais – inclusive sacos de ráfia e outros – tenham a destinação correta depois de usados, e não sejam deixados nas propriedades.

Os produtores que quiserem descartar estes materiais devem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, que vai estabelecer um roteiro para recolhimento. O contato deve ser feito pelos telefones (51) 3981-1191 ou 3981-1044.

De acordo com o secretário, todas as lonas e sacos serão encaminhados à Usina de Tratamento de Lixo (UTL) do município, onde serão prensados e depois colocados à venda através de leilão, como ocorre com os demais materiais que são separados na unidade. Segundo ele, um novo leilão deve ser realizado ainda no mês de outubro.

- publicidade -