Evento debate o consumo precoce de bebidas alcoólicas

Seminário do Programa Vida + Viva segue nesta sexta-feira

620

O III Seminário do Programa Vida + Viva, sem álcool (-) 18 anos – Conectando as redes de proteção: perspectivas e desafios iniciou na quinta-feira, dia 21, e segue nesta sexta-feira, 22. O evento busca discutir práticas pedagógicas, antropológicas, em saúde e jurídicas relacionadas ao consumo precoce de bebidas alcoólicas.

Na abertura da programação, o vice-reitor da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, destacou a importância de programas de conscientização, afirmando que pelo número crescente de apoiadores ao projeto, inclusive organizações que comercializam bebidas alcoólicas, já é possível ver resultados do programa e ainda salientou a importância da inserção de publicidade de bebidas alcoólicas, a exemplo do que é realizado com a publicidade de cigarros.

Também se pronunciaram o vice-presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares, e o promotor de justiça e coordenador do III Seminário do Programa Vida + Viva, Neidemar Fachinetto. Em seguida, a presidente da Vida Urgente: Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga, falou sobre a relação entre consumo de álcool e direção. Segundo Diza, que é arquiteta, possivelmente se houvesse uma fundação como essa quando seu filho era vivo, ele não teria sido morto em um acidente de carro por um motorista que havia ingerido álcool.

A programação teve continuação nesta sexta-feira de manhã com a apresentação da peça teatral Exército dos Sonhos, que representou justamente a história do acidente que vitimou o filho de Diza e outras duas amigas, e um painel de educação, que debateu a parceria entre escola e família, a força-tarefa na prevenção à venda e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes em Porto Alegre e sobre o projeto Formaturas saudáveis, memórias felizes.

No início da tarde ocorre um painel de saúde, discutindo aspectos clínicos do atendimento ao alcoolismo e a combinação entre a adolescência e o álcool. Já às 15h30min ocorre um painel sobre justiça e segurança pública, que integra a conversa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre a aplicação da justiça restaurativa em Lajeado.

- publicidade -