Oficina de aproveitamento de alimentos aborda valores nutricionais

704

O valor nutricional de folhas, talos, cascas e sementes de frutas hortaliças, legumes e verduras foi o tema da segunda oficina de aproveitamento de alimentos deste ano. A atividade, promovida pela Prefeitura de Garibaldi, por meio do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, reuniu cerca de 50 pessoas no IEE Irmã Teofânia na última terça-feira, dia 19.

Após serem introduzidos ao assunto com os métodos de produção dos alimentos no último mês, os participantes aprenderam sobre os nutrientes das partes, geralmente, descartadas das plantas, com a nutricionista Andrea Klein Rizzi.

As partes não aproveitáveis dos alimentos podem ser utilizadas para enriquecer a refeição, diminuindo o desperdício e aumentando o valor nutricional, uma vez que talos e folhas podem ser mais nutritivos do que a parte nobre do vegetal. Exemplo disso são as folhas verdes da couve-flor que, mesmo sendo mais duras, contêm mais ferro que a couve manteiga e são mais nutritivas que a própria couve-flor.

A nutricionista citou como boas fontes de fibras sementes de abóbora, talos de brócolis, couve e espinafre, cascas de banana, laranja, limão, rabanete e folhas de brócolis.

De acordo com dados da Embrapa, o desperdício de alimentos no Brasil chega a 26 milhões de toneladas ao ano, o que poderia alimentar 35 milhões de pessoas. Cerca de 60% do lixo urbano produzido é de origem alimentar. Em média, cada brasileiro descarta 37 quilos de alimentos de origem vegetal anualmente.

A última oficina do ciclo será o momento de “pôr a mão na massa”, com a prática do uso integral dos alimentos na cozinha. A atividade será comandada pela profissional de alimentação saudável Lídia Figueiró no dia 20 de outubro, também no IEE Irmã Teofânia. Interessados podem fazer sua inscrição gratuita pelo telefone (54) 3462-8248 ou pelo e-mail [email protected]. gov.br.

- publicidade -