Prefeitura lança projeto de arborização urbana Lajeado Mais Verde

1279
Árvores foram plantadas na Pasqualini/Crédito da foto: Bianca Mallmann/Divulgação

Nesta quinta-feira (21/9) em que se comemorou o Dia da Árvore, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), lançou o projeto Lajeado Mais Verde. Focado na arborização urbana responsável, o projeto foi apresentado na Avenida Senador Alberto Pasqualini, primeira via da cidade que recebeu o plantio de novas mudas de árvores. “Esperamos que este projeto demonstre à comunidade que estamos atentos às suas demandas. Nós ouvimos muitos pedidos para aumentar a quantidade de árvores nas nossas vias urbanas, e é isso que estamos fazendo. A Pasqualini é apenas a primeira avenida, e foi escolhida porque é a porta de entrada da nossa cidade. Temos mapeadas outras vias e vamos avançar já nas próximas semanas para estes espaços. Assim como a comunidade, também queremos uma Lajeado Mais Verde”, explicou o prefeito Marcelo Caumo.

Para o projeto, foi formada uma comissão mista de arborização urbana, contando com integrantes da Sema, da Secretaria do Planejamento e do Departamento de Serviços Urbanos, que é responsável pelo plantio. Um grupo formado por técnicos das áreas de Biologia, Engenheira Florestal, Agronomia e Arquitetura e Urbanismo ajuda nas avaliações necessárias e na escolha das espécies mais adequadas, avaliando as vias e a escolha das mudas de acordo com as condições do local onde serão plantadas.

Nesta primeira etapa, foram escolhidas mudas grandes, com cerca de 2 metros de altura, que são mais fortes e têm índice de pega maior, reduzindo o risco de perda da planta. As espécies foram escolhidas pela equipe técnica da Sema: são árvores nativas e exóticas propícias à arborização urbana, cujas raízes têm menor risco de prejudicar as calçadas e construções e também cuja altura não prejudique a rede elétrica, reduzindo a necessidade de podas futuras. Nesta etapa, estão sendo plantadas na Pasqualini cerca de 60 mudas das espécies ipê amarelo (árvore símbolo do município), ipê branco, ipê ouro, ipê roxo, sibipiruna, jacarandá, alecrim (a árvore, não o tempero), pau-ferro e palmeira real. Em muitos locais, os comerciantes acompanharam o plantio e até participaram. “Queremos destacar para a comunidade que estamos comprometidos com este projeto. Temos o dever de plantar árvores nas vias públicas e de manter as existentes saudáveis. Isso significa que, às vezes, algumas árvores terão que ser retiradas em razão de seu estado fitossanitário ou de algum outro problema. Mas nossa ideia é repor essas árvores imediatamente. Assim, vamos conseguir aumentar o verde e, com o manejo adequado, evitar os riscos de eventuais problemas com estas plantas”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Luís Benoitt.

Antes de iniciar o plantio, o projeto foi apresentando aos comerciantes e moradores com frente para a Pasqualini por meio de uma carta da prefeitura, convidando-os a participarem do plantio nas suas calçadas. Uma marca em forma de árvore foi pintada na calçada para indicar onde seriam feitos os buracos para o plantio. Nesta última semana, uma equipe do Departamento de Serviços Urbanos preparou estes espaços para que recebessem as mudas. “Ficamos muito felizes porque a comunidade recebeu muito bem a proposta. Isso nos faz acreditar que essas mudas vão contar com o cuidado de todos para que possam se desenvolver bem. Nestas primeiras semanas, elas serão acompanhadas de perto, e um caminhão da prefeitura irá molhar quando houver necessidade”, explicou Adi Cerutti, coordenador do Departamento de Serviços Urbanos, responsável pelo plantio.

As mudas são plantadas de forma mista ao longo da avenida. Nas quadras em que já havia algum tipo de planta – como as palmeiras reais já crescidas em trechos da avenida -, foram colocadas espéceis do mesmo tipo para manter a harmonia.

Arborização urbana responsável

Importante destacar que o projeto Lajeado Mais Verde tem como objetivo promover e incentivar a arborização urbana responsável. Isso significa fazer o manejo adequado das plantas existentes e o plantio de novas mudas.

Como parte do manejo adequado, a poda ou a supressão de árvores nativas precisa de autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. Mesmo em árvores retiradas da via pública, a mesma reposição é exigida, e o próprio poder público também é obrigado a fazer a compensação.

Para dar maior transparência aos processos de supressão de árvores nas vias públicas da cidade, a prefeitura também decidiu que, a partir de agora, irá comunicar as supressões em vias públicas por meio de sua página na internet (www.lajeado.rs.gov.br), com envio de comunicado aos veículos de imprensa, para que a comunidade saiba quando haverá alguma ação deste tipo, o motivo, como foi feita a autorização, qual será a compensação exigida e como será feito o plantio, se for o caso.

Próximos passos do Lajeado Mais Verde

O Lajeado Mais Verde será estendido a outros locais já nas próximas semanas.

– Parque dos Dick: o segundo lugar que receberá o reforço de plantio é o Parque dos Dick. A ideia é reocupar os espaços deixados pelos eucaliptos que foram retirados do parque. Para relembrar o caso: um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) havia sido firmado pela prefeitura com o Ministério Público após solicitação daquele órgão para que a administração retirasse cerca de 98 árvores do parque por apresentarem risco de queda. O eucalipto é uma árvore exótica, e sua retirada não é considerada inadequada em termos ambientais. Agora, por meio doLajeado Mais Verde, novas árvores serão plantadas pelo parque para renovar a cobertura e embelezar o local, mesclando frutíferas, com flores e de sombra.

– Avenida Piraí: serão plantadas mudas nas calçadas ao longo da avenida.

– Transversais das avenidas Júlio de Castilhos e Benjamin Constant: também receberão mudas novas de árvores nos próximos meses as avenidas transversais à Júlio de Castilhos e a Avenida Benjamin Constant, em especial o trecho do bairro Montanha.

– Júlio de Castilhos: para esta via, a prefeitura fará um estudo mais detalhado para verificar como ampliar a presença de verde na via, já que ela conta com maior trânsito de pedestres e rede elétrica mais baixa, o que impede o uso de alguns tipos de vegetação. O estudo será acompanhado pelas entidades do comércio para que possam ajudar a avaliar as melhores alternativas para aquela rua.

Se você quer plantar árvores na sua calçada

– A manutenção das calçadas são responsabilidade de cada proprietário de terreno, mas as árvores são consideradas um bem público. Por isso, a administração pode fazer o plantio no local. O ideal é que o morador seja parceiro da ideia para que possa colaborar com o cuidado da planta

– É preciso cuidado ao escolher a espécie a ser plantada, considerando a necessidade de um buraco adequado à planta para que possa se desenvolver, a existência de tubulações abaixo da calçada, o espaço que ela terá para crescer, a altura final da espécie (para ver se não afetará a rede elétrica), etc.

– Se você tiver dúvidas sobre qual árvore é mais aconselhada para a sua calçada, consulte os técnicos da Sema pelo fone 3982-1099 ou 3982-1104

- publicidade -