Universidade do Vale do Taquari é instalada em cerimônia de posse da reitoria

Cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (22/09), no Teatro da Univates

591
Momento oficial de descerramento da placa

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) foi, oficialmente, instalada nesta sexta-feira (22/09). A instauração foi marcada pela cerimônia de posse da reitoria, bem como, do Conselho de Curadores, Conselho de Administração, Conselho Universitário, Reitoria e Diretores. O evento contou com a presença de diversas autoridades da comunidade acadêmica, além do Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Gilberto Gonçalves Garcia, reitor da Universidade Católica de Brasília.

Um momento importante não apenas para a Univates, mas para a região, na busca por qualificação da educação e da gestão de pessoas. “Hoje é a coroação da transformação de nossa instituição na Universidade do Vale do Taquari (Univates) é um destes momentos. Marcante, único, que ficará vivo na memória da nossa comunidade e que será come-morado por muitos anos. Mas a celebração é um momento tão fugaz, tão transitório perto de toda a caminhada”, colocou.  Para  Lazzari, a Univates passou a ser o que já era em sua essência: “A Univates, há quase 50 anos, iniciava a sua trajetória a partir do sonho de um grupo de lideranças regionais, profissionais de diversas áreas”. Também falou do futuro, dizendo que agora o foco será preparar a região para novos desafios: “A nossa convicção é que uma universidade como que estamos construindo justifica-se, antes de tudo, por esta necessidade: preparar a região para os desafios da globalização econômica. Daí a insistência na inovação tecnológica, na pesquisa aplicada, no desenvolvimento de novas tecnologias sociais, na busca de soluções originais, no fomento ao empreendedorismo, no estímulo à diversidade cultural e no esforço para nos internacionalizarmos. Por outro lado, não podemos nos descuidar, obviamente, do legado universalista do conhecimento, não só como valor universal, mas como um bem em si mesmo, que constitui a essência de uma Universidade”, afirmou.

A portaria que homologou a transformação da Univates em universidade foi publicada no Diário da União em julho deste ano. Na oportunidade, a instituição realizou uma grande comemoração com a comunidade acadêmica. A expectativa é que a mudança impacte na qualificação do ensino. Isso porque os investimentos em pesquisa e extensão refletem nas atividades de ensino. Com o título de universidade a Univates poderá pleitear mais recursos mais recursos em editais externos para financiamento de projetos de pesquisa e de atividades de extensão. Antes, não era possível realizar estes procedimentos, devido ao status de centro universitário. Todos estes investimento deve refletir no Vale do Taquari.

Solenidade ocorreu no Teatro da Instituição
- publicidade -