Estrela programa ações voltadas ao trânsito

Blitz e oficina envolvendo alunos também marcarão a Semana Nacional de Trânsito no município

641
Incentivo ao uso da faixa de segurança, e de maneira correta, será foco de uma das ações programadas

A Semana Nacional de Trânsito 2017 é comemorada oficialmente de 18 a 25 de setembro. Em Estrela, além de ações junto às escolas, o Departamento de Trânsito (DT) do município programa atividades específicas para a próxima segunda-feira (25), que irão contar com a participação de alunos, professores e a comunidade em geral no auxílio a pedestres e motoristas. Na parte da manhã uma oficina buscará passar orientações a pedestres para o correto uso da faixa de segurança, e à tarde será realizada uma blitz de alunos com distribuição de material educativo. A peça de teatro Exército dos Sonhos, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que também trabalha a questão segurança no trânsito, foi apresentada para alunos das três redes de ensino de Estrela em duas sessões nesta quinta-feira (matéria enviada na quarta-feira, dia 21).

De acordo com Gerson Teixeira, diretor do Departamento de Trânsito (DT) de Estrela, serão duas as ações principais no dia 25. Das 9h às 11h, a equipe do DT, acompanhada da Rádio Studio, organizará uma oficina, na Rua Fernando Abott, junto ao Calçadão de Estrela, para mostrar a pedestres como atravessar a faixa de segurança. “É grande o número de pessoas no que, por incrível que pareça, são atropeladas próximas ou sobre a faixa de segurança. É preciso sim tomar certas medidas para que atravessar a faixa seja feito de maneira correta, pois a culpa nem sempre é dos motoristas”, destaca Gerson Teixeira, do DT de Estrela. À tarde, entre às 14h e 16h, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber; da Emef Pinheiros e da Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Vidal de Negreiros realizarão uma blitz na Rua Júlio de Castilhos, em frente ao Parque Princesa do Vale. Ambas as ações terão o apoio da Brigada Militar.

“No Brasil, as indenizações envolvendo acidentes fatais no trânsito registraram aumento de 27% no primeiro semestre deste ano em relação aos primeiros seis meses de 2016. Precisamos destacar que temos cada vez mais jovens envolvidos, e como é alarmante o crescimento entre as pessoas que estão utilizando motocicletas, inclusive os acidentes com vítimas fatais”, explica Teixeira. “Seguindo as tendências dos anos anteriores, a motocicleta representou a maior parte das indenizações pagas pelo DPVAT (74%), apesar de representar apenas 27% da frota nacional. E os acidentes estão concentrados em um público muito jovem, entre 25 e 34 anos. Por isso nosso foco”, detalha. “Em Estrela estamos desde maio monitorando os acidentes e aqui comemoramos o fato de não apresentamos vítimas fatais”, completa. Mais informações pelo 3981-1017.

- publicidade -