Nova estimativa do FPM aponta queda de R$ 1,3 milhão em repasses federais para Lajeado

723
Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

Uma nova estimativa sobre os repasses federais para os municípios, apresentada esta semana, apontou uma queda de R$ 1,3 milhão nos valores que seriam repassados a Lajeado somente este ano. O novo cálculo feito da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) baseou-se nos valores de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com base decreto nº 9.113, de 28/07/17. O número aponta redução de 4,7% em relação a projeção inicial de 2017.

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional feita pela União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

Diante do quadro de instabilidade econômica e seus impactos diretos nos repasses estaduais e federais, a administração ressalta que a queda não deve afetar diretamente a prestação de serviços à comunidade.

“Desde o início do ano, a administração tomou medidas rigorosas de redução de despesas desnecessárias, controle e otimização de gastos porque já antevíamos a possibilidade de as receitas não se confirmarem. Sabemos que muitas vezes a comunidade considera nossa preocupação com um orçamento equilibrado excessiva, mas situações como esta reforçam a importância da gestão orçamentária e do cuidado com os gastos como a melhor forma de garantir que os serviços essenciais prestados não sejam afetados”, avalia o secretário da Fazenda, Guilherme Cé.

- publicidade -