Muito trabalho no auxílio a atingidos e na recuperação de estragos

Equipes da Prefeitura trabalham no auxílio a mais de 30 famílias que tiveram suas casas destelhadas, assim como escolas. Interior também sofre com danos e falta de energia

751
Defesa Civil trabalhou distribuindo lonas para casas destelhadas

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras, do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), Bombeiros e outros órgãos de Estrela trabalharam direto ao longo da segunda-feira (02/10) no auxílio às famílias que tiveram suas casas atingidas pela tempestade do fim da tarde deste domingo. Também na desobstrução de vias municipais e remoção de entulhos e árvores caídas em calçadas e ruas da cidade. Estrago no interior foi grande e escolas também foram danificadas.

De acordo com os levantamentos da Defesa Civil e da Sedesth, mais de 30 famílias tiveram suas casas destelhadas e precisaram do auxílio para a colocação de lonas. Algumas ruas ficaram interrompidas e a RS-129 teve trechos bloqueados. “Foi intenso nosso trabalho, que iniciou ainda de noite, na desobstrução de ruas. E seguiu firme ao longo desta segunda-feira. Foram muitas as casas destelhadas e atingidas por galhos e árvores”, afirma o secretário de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa.

Estradas ficaram bloqueadas

O secretário de Agricultura de Estrela, José Adão Braun, diz que o estrago no campo só não foi maior ou como poderia ter ocorrido visto as proporções da tempestade e da força dos ventos porque a principal cultura do momento ainda está em fase de crescimento. “A sorte é que a nossa plantação da época, o milho, na sua grande parte está ainda em fase de crescimento, ou seja, pequeno, sem espigas, o que evitou os pés de serem quebrados ou arrancados na sua maioria. Mas por exemplo foram muitos os postes, mais antigos, que caíram e num verdadeiro efeito dominó deixaram muitas áreas no interior sem energia, telefonia e isso sim também pode trazer prejuízos”, destaca. Algumas estruturas de estufas e aviários sofreram danos.

Conforme o secretário da Educação, Marcelo Mallmann, muitas escolas também sofreram prejuízos. Seis delas inclusive com destelhamentos, e algumas seguiam sem energia elétrica até a tarde. Foram atingidas, por exemplo, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Ruth Markus Huber (Bairro Boa União), Leo Joas (Bairro das Indústrias), Odilo Afonso Thomé (Bairro Imigrante), e as Escolas de Educação Infantil (Emeis) Paulo Freire (Indústrias), Arco-Irís (Imigrantes) e Casa da Criança (Cristo Rei). “Estamos na medida do possível tentado resolver logo os problemas ocasionados”, explica.

- publicidade -