Feira do Livro de Garibaldi é aberta oficialmente

Evento segue até o próximo domingo, 22 de outubro

728

Garibaldi abriu oficialmente sua Feira do Livro 2017. Com atividades intensas desde a manhã da terça-feira, 17, o evento oficial de abertura ocorreu às 19h, com a presença de autoridades municipais, soberanas da Fenachamp 2017 e o patrono deste ano, o escritor, historiador e jornalista Juremir Machado da Silva. A Feira segue até o próximo domingo, dia 22 de outubro, na Praça Loureiro da Silva.

Inicialmente, o aluno Pedro Baruffi Ferret, autor do slogan vencedor desta edição “Leitura e arte sem censura libertam a cultura” foi premiado pela bibliotecária Maria de Lourdes Matté Ulian e pela presidente do Conselho de Políticas Culturais, Rosana Marina. Pela manhã, também foi premiada a aluna Júlia de Lourdes da Silva Mariani, vencedora do concurso “Capa do guia O Vermelhinho 2017”.

O vice-prefeito, Antonio Fachinelli, no ato representando o prefeito Antonio Cettolin, declarou aberta oficialmente a Feira do Livro 2017, reforçou a importância dos livros e da Feira para a comunidade garibaldense e o espaço público para fomentar a cultura local. Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, a Feira deste ano foi pensada para que toda a comunidade se aproprie da Praça e viva junto o evento. Salvi também agradeceu o envolvimento das pessoas na organização da feira e convidou a comunidade pra prestigiar o evento, que segue até domingo.

Em sua fala, o patrono Juremir Machado da Silva agradeceu a escolha de seu nome pelo Conselho de Políticas Culturais e organização da feira. “Já fui patrono de outras feiras, mas em cada uma a emoção é única e estou muito lisonjeado que tenham lembrado de mim também em Garibaldi”. O escritor reforçou a importância dos professores no processo educacional e cultural e contou ao público que, ainda criança, narrou uma história a um professor e teve como resposta a enfática frase “você será escritor”. O gosto por histórias segue até hoje e, hoje também professor, Juremir vê em eventos culturais, como o que está na Praça Loureiro da Silva, uma forma de valorizar a cultura, tão importante para um povo.  “A Feira do Livro deve ser uma extensão da escola. E, por consequência, do professor”, acentuou. Por fim, o patrono afirmou que os livros têm o poder de mudar a vida das pessoas e, também por isso, acredita tanto neles como ferramenta de transformação. Após a cerimônia, o público pôde conversar e receber autógrafos do escritor, que ficou à disposição de todos.

Autoridades durante a abertura da Feira do Livro 2017

Com o tema do evento “Encontro com as artes”, a edição 2017 da Feira do Livro de Garibaldi segue até o domingo, 22 de outubro. Na Feira, garibaldenses e visitantes terão a oportunidade de conferir teatros, oficinas, bate-papos e diversas apresentações artísticas e culturais junto aos estandes de livros dispostos na Praça Loureiro da Silva.

A programação ainda contará com o escritor e cartunista Alexandre Beck – criador das tirinhas do personagem Armandinho-, em dois momentos: na sexta à tarde e no sábado pela manhã. A página do personagem no Facebook possui quase um milhão de seguidores e encanta todo o país com a sagacidade, bondade e inteligência do universo que envolve o menino.

Outro destaque é a participação da autora gaúcha Letícia Wierzchowski – autora de A Casa das Sete Mulheres, na sexta-feira, dia 20 de outubro. O romance foi adaptado como uma minissérie pela Rede Globo e esse ano lançou o livro Travessia, romance que narra a história de amor entre Anita e Giuseppe Garibaldi.

A quinta edição do Cineserra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha também integra a programação deste ano. A exibição de curtas, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Garibaldi, ocorre amanhã, dia 19 de outubro.  Além disso, haverá passeios de Tim-Tim, contação de histórias e interação constante com o público presente na feira. Diversas atividades culturais, principalmente com grupos garibaldenses, esperam envolver a comunidade em torno da magia dos livros e do universo da literatura e das artes no geral.

A Feira do Livro é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel. A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) apoiam o evento. Mais informações no telefone (54) 3462 8235.

- publicidade -