Pesquisa aponta o perfil do consumidor inadimplente de Garibaldi

595
Palestra foi apresentada pela supervisora comercial da CDL Porto Alegre, Denise Pires

Preocupada com o  volume de mais de 6 mil pessoas inadimplentes em Garibaldi, a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) – representante do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), promoveu a palestra “Entendendo o processo de análise de crédito”, ministrada pela supervisora comercial da CDL Porto Alegre, Denise Pires,  para munir seus associados com informações que possam prevenir novos casos. A palestra ocorreu na quarta-feira (18/10), na sede da entidade. Segundo o maior banco de dados  de informações de Pessoa Física e Jurídica do Brasil, no município a maior parcela de débitos provém de pessoas acima de 65 anos.

Semelhante ao que acontece em outras cidades, identifica-se que os principais motivos dos garibaldenses não pagarem suas dívidas são: atraso no pagamento dos salários e aposentadoria; despesas extras com serviços, saúde e educação, entre outros; emprestou o nome a terceiros; descontrole financeiro; desemprego e ações de cobranças tardias.

Atualmente, o tempo de inclusão de um devedor em Garibaldi tem prazo médio de 198 dias, com recuperação de apenas 5% em 30 dias. Enquanto isso, a média no interior do estado é de 117 dias de inclusão, com recuperação de 38,38% em 30 dias. Porto Alegre registra, em média, 100 dias após o vencimento com recuperação de 56,38% no mesmo período.

Preocupada com estes índices, a Apeme lançou a campanha de recuperação “Comece 2018 com o pé direito”. O objetivo é incentivar os lojistas a diminuírem o tempo de espera, aumentando a recuperação. Para que isto ocorra é fundamental praticar ações de inclusão com menor período. O período é propício pela chegada das datas festivas do ano.

- publicidade -