Próteses a partir de impressão 3D é uma das linhas de pesquisa do curso de Engenharia Biomédica

Novo curso da Univates recebe inscrições até 21 de novembro

1115
A Univates já possui impressoras 3D e a ideia é que elas sejam um dos materiais utilizados nas aulas

Com o objetivo de utilizar a impressão 3D para produtos ligados à saúde, o curso de Engenharia Biomédica da Univates possui uma linha de pesquisa especial. Desta forma, o novo curso da Instituição busca utilizar a teoria para otimizar serviços voltados à saúde.

“Projetar, imprimir, montar e aplicar. A ideia é que o curso seja mais prático”, afirma o professor Cristian Meinhardt. Por meio de parcerias com os cursos de Fisioterapia, Educação Física e Psicologia, a Engenharia Biomédica irá utilizar objetos impressos em 3D para produzir próteses ou peças que auxiliem um paciente a, por exemplo, entender uma cirurgia. “Toda prótese é customizada. Há as medidas do corpo e o entendimento do porquê utilizá-la. Participamos do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, no qual acompanhamos workshop para confecção de próteses por impressão 3D, que teve foco em projetos de tecnologia assistiva. Além disso, visitamos a Universidade de Ciência e Tecnologia de Xangai (USST), onde participamos do fórum: Smart medical and innovative devices”, conta o professor ao afirmar que a China é reconhecida pelo desenvolvimento de produtos para reabilitação.

Com a intenção de os estudantes poderem participar de todas as etapas do processo, o curso possui duas disciplinas voltadas especificamente à área e em conjunto com alunos do Design. A Univates já possui impressoras 3D e a ideia é que elas sejam um dos materiais utilizados nas aulas.

- publicidade -