Caminhada Ecológica em Estrela reúne 280 pessoas

1111
Quarta edição do evento teve o maior número de participantes /Paulo Ricardo Schneider

A Caminhada Ecológica, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, conquista cada vez mais adeptos e já se transformou num evento que ultrapassa os limites do município. A 4ª edição, realizada domingo (12.11) pela manhã, levou 280 caminhantes ao Distrito de Costão. Em mais de duas horas eles percorreram os quase 10 quilômetros do trajeto, passando por propriedades rurais, campos e trilhas. Ao mesmo tempo, podiam desfrutar da beleza natural, como o Morro do Roncador, por exemplo.

No grupo estava o casal Gerônimo (64) e Alice Júlia Tonelli (60), de Santa Cruz do Sul. O desejo de conhecer esta região levou-os a participar do evento pela primeira vez. Ao final da jornada, a certeza de que estarão presentes numa próxima.“Foi uma manhã perfeita. O contato com a natureza, com companhias alegres e dispostas. Voltamos renovados”, declarou Alice. Admirados como grande número de pessoas, eles contam participar de atividades semelhantes em outras cidades e fazem questão de registrar elogios à organização. “Nota 10”, enfatizaram.

Mas a caminhada, além do contato com a natureza, é também a busca por mais qualidade de vida e superação. A técnica em enfermagem Viviane de Campos Kneib (53) igualmente encarou a atividade pela primeira vez. Há três anos ela se submeteu a uma cirurgia bariátrica e, assim como os cuidados com a alimentação, diz que a atividade física é parte importante do processo. Além disso, segundo ela, a caminhada foi uma oportunidade de relaxar e superar seus limites. “Amei. É a primeira de muitas. Nunca mais paro”, garante.

Caráter regional

A caminhada partiu do ginásio do Grêmio Esportivo Atlântico, em Costão, onde os participantes foram recebidos pela equipe da Smel e puderam fazer um lanche à base de frutas. Os que quiseram, receberam massagem. Depois de um alongamento, hora de partir.  Durante todo o percurso eles foram acompanhados pelos guias da secretaria e carro de apoio, com direito a uma parada para descanso e lanche com frutas e isotônico.

O secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha, destaca o grande número de participantes, o maior das quatro edições realizadas. “É uma atividade que vem crescendo e o que nos chamou atenção foi a diversidade de municípios, pois havia pessoas de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Caxias do Sul, Lajeado, entre outros. É um evento que já tem caráter regional”, comenta. “Estamos satisfeitos com o que nos propomos, pois a caminhada é também uma forma de alavancarmos o turismo”.

O secretário agradece a todos os colaboradores, à comunidade de Costão, proprietários das áreas por onde passou a caminhada e a Lenice Ione, que fez massagem. Os 470 litros de leite arrecadados com as inscrições foram doados à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

- publicidade -