Cerca de 300 ciclistas participam do 1º MTB Lajeado

Evento teve 320 inscritos, sendo que largaram 285 ciclistas

Em busca de aventura, novas trilhas e também novas amizades, 285 ciclistas participaram do 1º MTB Lajeado, no domingo (03). Integrando a programação do Natal no Coração, o evento foi organizado pelo grupo ValeCiclismo e pela Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado e contou com ciclistas oriundos de 34 municípios, muitos do Vale do Taquari, da serra gaúcha, e região metropolitana de Porto Alegre. Logo cedo, o Parque dos Dick foi tomado pelos ciclistas, que saíram por volta das 7h30 do parque em direção ao Bairro Carneiros, passando pelos bairros Universitário, Campestre, Olarias, Planalto, Centenário, Imigrante, Conventos e, por fim, puderam escolher entreencurtar o trajeto longo, pedalando cerca de 40km, ou completar o mais longo, de 58 km de distância. Quem optou pelo mais curto, com 23km, passou pelos bairros Centro, Hidráulica, Carneiros, Universitário, Campestre, Olarias, Montanha, Florestal e Centro.

Quem se sentiu mais preparado fisicamente, optou por subir os morros de Alto Conventos, desfrutando da paisagem local com o trajeto ladeado pelo Arroio das Antas, subindo por Picada Stumpf, e sendo recebido no ponto mais alto do trajeto com churrasco, petiscos e água. Teve quem optou por fazer uma pausa e almoçar mais cedo, dada a hospitalidade da família de Pedrinho Tessmann, Eloisa e Charles Fischer, que preparam o churrasco para os ciclistas. Dali em diante, havia a opção de descer os morros por uma trilha bem técnica, que atravessou as propriedades das famílias Mallmann, Bald e Hermann, em meio a árvores e vegetação, seguida de percurso com muitas pedras e desníveis, ou pela estrada de Picada Stumpf. Ambos caminhos levavam para a localidade de Nova Santa Cruz, no Município de Santa Clara do Sul. Dali, os cliclistas seguiram para Alto Conventos, passando pelos bairros Conventos, Moinhos D’Água, Bom Pastor, Montanha, Florestal, até chegar ao centro, no Parque dos Dick.

Em meio aos trajetos, incluive antes da largada e após a chegada no Parque dos Dick, foram oferecidas frutas, picolés e água para os ciclistas. Carros de apoio com mecânico acompanharam o trajeto, sendo utilizadas motos para guiar os cilclistas em todo trajeto. Além disso, kit atleta contendo saco zip, presilhas, telefones dos organizadores, carboidrato em gel, barra de cereal e adesivo, placa com número da inscrição, ambulância e seguro de vida para todos participantes foram oferecidos aos inscritos. No Parque dos Dick, os vestiários ficaram a disposição dos ciclistas, que também receberam medalha de participação.

Conforme o diretor do Grupo ValeCiclismo, Fabrício Meneghini, o evento foi um sucesso, consolidando Lajeado no cenário dos eventos de ciclismo no Rio Grande do Sul. Ele agradece a equipe da Secel, Departamento de Trânsito e Assessoria de Comunicação Social da prefeitura pelo apoio operacional na organização do evento, à Polícia Rodoviária Federal (PRF) no auxílio da travessia dos ciclistas sobre a BR 386, bem como às empresas parceiras: Bike Mania, Go Bike, Ponto da Bike, Bike Center, Casa do Ciclista, Sorvebom, Center Graf, Uninter, Terra Brasileira/Padaria Suiça, Fruki, Guth Nutrição e site Bike do Bike Do Sul.

 

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui