Plano de contingência de Bom Retiro do Sul é entregue à Defesa Civil

824
Leur com representantes da Defesa Civil Estadual/Crédito da foto: Fernando Dias/Divulgação

Na semana passada, a administração municipal de Bom Retiro do Sul, por intermédio do Coordenador da Defesa Civil do município, Leur Faleiro, entregou à Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, o seu plano de contingência para casos de desastres.

Com uma população estimada em 12.012 pessoas e uma área de 102,7 km², o Plano de Contingência de Proteção da Defesa Civil do município tem como objetivo principal estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos órgãos, nas respostas de emergência e desastres como estiagem e seca, vendaval de grande impacto e granizo, alagamentos e cheias.

Conforme Leur Faleiro, este plano é uma análise dos riscos mais prováveis e relevantes que o município está suscetível. “Com este plano, estamos aptos a tomar ações rápidas e ágeis sempre que a população for atingida, tanto na zona rural quanto na urbana, de socorro a eventuais vítimas, com busca e salvamento, evacuações, doação de material e alimentos, bem como estabelecer cenários para o reestabelecimento das condições mínimas, controlando o cenário e a segurança da população”, explicou.

O Plano de Contingência de Bom Retiro do Sul poderá ser acionado pelo prefeito municipal, pelo vice-prefeito ou pelo coordenador da Defesa Civil municipal sempre que for necessário. No município, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones (51) 9 9917-0850 com Leur Faleiro, ou pelo 3766-1255, na Prefeitura.

Em situações em que forem necessárias remoções, o município dispõe de três abrigos pré-definidos e aptos a receber as pessoas em casos que situações de emergência forem declaradas. Juntos, os locais podem abrigar até 700 pessoas. O Hospital de Caridade Sant’Ana e as Unidades Básicas de saúde também poderão atender possíveis feridos. Outros itens como telhas, lonas, kits dormitório, de limpeza e cestas básicas também integram a lista de material emergencial de distribuição gratuita, sempre que for necessário.

“Toda a estrutura da administração será acionada sempre que for necessário. Avisos e orientações serão dados pela Defesa Civil em todos os meios de comunicação local e regional. Em situações extremas, a Defesa Civil Regional, Estadual e até Federal poderá ser acionada para auxiliar no atendimento à população”, encerrou Leur.

- publicidade -