Cervejeiros buscam apoio para incluir Vales em roteiro estadual 

836
Representantes da Acerva, Amturvales com o prefeito em exercício Valmor Griebeler e o presidente do Legislativo, Marco Wermann/Crédito da foto: Bruna Nunes Braun/Divulgação

O prefeito em exercício de Estrela, Valmor Griebeler, recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (05.01), representantes da diretoria da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Estrela (Acerva) e da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales). Eles sugeriram a realização de um movimento para incluir os Vales do Taquari e Rio Pardo na Rota das Cervejarias Artesanais do Estado ou até mesmo criar um roteiro abrangendo as duas regiões.

Já no próximo dia 17 de janeiro, às 14h, na Câmara de Vereadores, com apoio do gabinete do deputado estadual Maurício Dziedricki, vai ocorrer um evento com a participação de entidades regionais e associações ou similares que congregam as cervejarias artesanais dos vales.  “Nosso objetivo é fomentar o turismo e a economia dos municípios e destacar a importância da cultura da cerveja artesanal nestas duas regiões”, ressalta o prefeito em exercício de Estrela.

O presidente do Legislativo, vereador Marco Wermann, que também participou do encontro, lembra que Estrela é “berço” da Polar – indústria que impulsionou seu desenvolvimento econômico – e que não só a cidade, mas os dois vales, que querem buscar este reconhecimento. Ele cita, ainda, eventos como o Festival do Chucrute, realizado em Estrela, e a Oktoberfest, de Santa Cruz do Sul, tradicionais festas típicas alemãs que remetem à produção da bebida. “Além disso, a Univates, em Lajeado, realiza um curso de cervejeiros, formando em média três turmas por ano”, acrescenta.
A tradição da bebida é celebrada em eventos regionais. Em Estrela ocorre Festival de Inverno de Cerveja Artesanal, que em 2018 terá sua quarta edição; Lajeado realiza o Festival da Ratzbier e em Santa Cruz do Sul o Festival da Cerveja Artesanal, entre outros.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior número de microcervejarias. São 144 empresas que produzem cervejas artesanais em terras gaúchas, representando mais de 20% do total de fábricas no país, onde o número total é de 675.

- publicidade -