Mais de 4,5 mil guias do IPTU já foram entregues 

Número representa quase 35% dos carnês emitidos pela Prefeitura de Estrela

730
Procura no Setor de Arrecadação da Secretaria da Fazenda tem sido grande/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Teve início, no dia 15, o prazo de acesso dos contribuintes às guias e ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Estrela para o ano de 2018. Até esta terça-feira (23/01) foram entregues mais de 4,5 mil guias, via portal da prefeitura ou diretamente no Setor de Arrecadação da Secretaria da Fazenda, o que corresponde a quase 35% do total. A prefeitura estima arrecadar R$ 6,5 milhões com o IPTU, de acordo com o que está previsto no orçamento deste ano. São pouco mais de 13 mil imóveis sujeitos ao imposto.

Em sete dias cerca de 3,9 mil pessoas procuraram diretamente o Setor de Arrecadação da Secretaria da Fazenda, localizado na Rua 13 de Maio, nº 360, onde pelo menos oito servidores fazem o atendimento direto aos contribuintes, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Sem fechar ao meio-dia na sexta-feira. Outros 700 contribuintes preferiram emitir a guia diretamente no site www.estrela.rs.gov.br> Autoatendimento. Um link na página inicial do portal também dá acesso ao documento.

Formas de pagamentos 

Este ano o imposto teve uma correção de 1,94%, de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Para aqueles que efetuarem o pagamento à vista, até o dia 10 de março, haverá desconto de 7%. O abatimento pode chegar a 9% para quem não tiver débitos vencidos de IPTU no cadastro do seu imóvel até 10 de dezembro do ano passado. Os que preferirem parcelar o imposto podem fazê-lo em até 12 vezes, dentro do exercício de 2018. Quanto aos pagamentos efetuados, 582 já efetivaram o do imposto predial, sendo que 564 em cota única. No imposto territorial, foram 97 os contribuintes que realizaram o pagamento, sendo todos em cota única.

Taxas e ISS 

O lançamento da taxa de coleta de lixo se dará em abril, com vencimento em 2 de maio, podendo ser parcelada em três vezes. Também em abril será lançado o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN Fixo), que da mesma forma vencerá em 2 de maio. Se for pago até esta data, em cota única, o ISS Fixo terá desconto de 7%. Assim como no IPTU, os contribuintes deste imposto que não tiverem débitos vencidos até 10 de dezembro do ano passado terãoum abatimento de mais 2%. Depois disto, pode ser feito parcelamento em até três vezes. A taxa do alvará sanitário tem o mesmo vencimento: 2 de maio.

- publicidade -