Recomeçam aulas das oficinas do Núcleo Cultural de Estrela

As 13 oficinas, entre elas de técnicas vocais, desenhos e aulas de variados instrumentos musicais, retomaram as atividades na última semana

645
Gabriella Rodrigues da Silva (12) voltou às aulas de flauta/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Chegou ao fim o período de férias nas salas de aula do Núcleo Cultural (NC) de Estrela. As 13 oficinas que congregam as mais diversas áreas e técnicas abriram a temporada 2018 na última semana. Até o início de março serão realizadas adequações nos horários de professores e alunos já pertencentes ao quadro, e dependendo da demanda e disponibilidade de horários serão chamados novos alunos. Mas inscrições, até mesmo para lista de espera, estão abertas.

As aulas foram retomadas no último dia 15, com a participação de alunos que já participavam das oficinas em 2017, estão em dia com suas contribuições espontâneas e desejaram permanecer nas atividades. A exceção fica por conta da oficina de teatro, cujo início está agendado para o próximo dia 5, a partir das 9h30min, pois como a atividade é coletiva o convite ainda está sendo realizado nas escolas do município. Após um levantamento da continuidade dos alunos e das adequações dos horários é que serão chamados outros interessados. As vagas são em geral para pessoas acima de sete anos, que saibam ler. Mas avaliam-se exceções, como para o caso da oficina de desenhos que conta com a participação de menores.

Quem está de volta às aulas é Gabriella Rodrigues da Silva (12), moradora do Centro. A jovem participa da oficina de flauta. “Passei a gostar do instrumento quando vi cenas com ele em meus filmes prediletos. Adoro o som dele, adoro música”, revela a garota. “Mas será apenas o meu primeiro instrumento. Quero aprender outros”, garante.

Grupo de professores das oficinas tem vasta experiência

A presidência do NC é rotativa entre os professores e tem novo nome comandante a cada dois anos, eleito após realização de assembleia. O atual, em seu segundo ano de gestão, é Luis Carlos Pereira Bastos, professor de bateria há 32 anos. “Esperamos um 2018 tão bom quanto foi 2017, de muitos conhecimentos para todos e boa convivência, mas claro que sempre almejando melhorias. Queremos seguir com os alunos que estavam e estão novamente com a gente e na medida do possível atender ao desejo de demais interessados”, diz ele. O NC também mantém atividades paralelas, como o coro do próprio núcleo e coral do Caps, grupos de escaleta e instrumental, Banda de Estrela e Grupo Fascínio. Inscrições e informações na sede do Núcleo Cultural, que funciona junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela, na Rua Marechal Floriano, nº 433 – Bairro Centro, ou pelo telefone 3981-1198.

Oficinas oferecidas

– Bateria

– Contrabaixo

– Desenho (artes plásticas)

– Gaita (acordeon)

– Guitarra

– Piano

– Sopros (sax, clarinete, flauta…)

– Teclado

– Técnica Vocal

– Violão

– Violino

– Teatro – acima de 8 anos ou acima do 5º ano

– Teoria musical (partituras…)

Atividades Complementares

– Coro do NC

– Quarteto Fascínio

– Banda de Estrela

– Escaleta

– Grupo Instrumental

– Coral do Caps

- publicidade -