Exposições na Univates refletem sobre silêncio, memória e espaços

Mostras são abertas ao público

1572
Mostra “Nos trilhos do Rio Grande”

Em maio, os Espaços Arte da Universidade do Vale do Taquari – Univates recebem exposições de fotografias, acrílico sobre tela e telas em canvas, que podem ser prestigiadas pelas comunidades acadêmica e em geral. As mostras são abertas ao público de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Até o dia 20, o Espaço Arte do Prédio 7 recebe a exposição “O Próprio Silêncio”, da artista plástica lajeadense Flávia Pozzobon. A mostra conta com 10  imagens emolduradas em tamanho de 50 x 70 cm. Segundo a artista, tudo ao nosso redor está em constante mudança, consciências destas transformações são manifestadas pelos fortes traços e elementos aplicados nas telas. Da técnica, sugere uma reflexão, por meio da energia pulsante do todo, em uma panorâmica de inquietações da criadora, ela expressa tudo o que sente.   

Até o dia 23, no Espaço Arte do Prédio 8 está exposta a mostra de telas de colagens e fotografias impressas sobre canvas da artista plástica Renata Galbinski, de Porto Alegre. Com o título “Cartas Patrimoniais”, a exposição reúne sete obras em tamanhos variados que retratam, a preservação, a memória e valorização da cultura por meio da arquitetura estampada nas fachadas de prédios históricos. As imagens de janelas, portas e fachadas de prédios históricos são impressas sobre canvas e posteriormente coladas nas pinturas em que a artista trabalha a imagem com a sobreposição de camadas de tinta veladas como uma relação direta da sobreposição do tempo, sobre nossa memória e a nossa identidade cultural.

É possível conferir no Espaço Arte 11, até o dia 27 de maio, a exposição de imagens do fotógrafo e jornalista Alício de Assunção, intitulada “Nos trilhos do Rio Grande”. A mostra conta com 40 fotografias registradas durante o primeiro passeio da Maria Fumaça, em um percurso de fim de ano. Filho de ferroviário, o jornalista traz no sangue a paixão pelas ferrovias. Seu apego pelos trens e a profissão que exerce atualmente no Vale do Taquari o levaram a registrar em fotografias prédios de diversas estações pelo Estado, o que gerou a exposição, que para o autor é a primeira de uma série. “Acompanhei no ano passado o trem turístico da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística nos trechos entre Vacaria, Santa Maria e Cruz Alta e de Guaporé a Colinas. Além disso, mesmo me deslocando de carro, fotografei outras estações pelo Estado”, comenta o jornalista.

Apoiam a iniciativa o projeto Passeios na Colônia, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e a Associação de Municípios de Turismo da Região dos Vales (AmturVales). Mais informações sobre as exposições podem ser conferidas no site www.univates.br/cultura ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.

- publicidade -