Projeto do Circuito Cultural resgata cultura gaúcha em escolas de Lajeado

2225
O encontro encerrou com um workshop de nó de lenço e com apresentação de dança.

Nesta quarta-feira (08/05), foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Welter, no Bairro Floresta, receberem as atividades do Circuito Cultural, propostas pelo Piquete Morro Santo. Palestra, workshop e dança gaúcha foram prestigiados por cerca de 150 alunos de todas as turmas da Escola. A próxima ação ocorre no dia 15 de maio, na EMEF Santo André.

Proposto pelo piquete, o projeto denominado “Dança Gaúcha de Salão como Parte do Processo de Ensino Aprendizagem da Cultura Gaúcha” tem como objetivo fortalecer a cultura gaúcha nas escolas municipais, envolvendo alunos, pais, professores e comunidade.

“É uma forma de trazer a cultura gaúcha para a escola não somente na Semana Farroupilha. Acho interessante, pois qualifica a aprendizagem dos alunos, dos professores, e envolve toda a comunidade escolar para aprender mais sobre nossa cultura”, ressalta a diretora da EMEF, Ruth Fagundes dos Santos.

Com a mesma proposta para todas as escolas, os alunos assistem audiovisuais e palestra, que abordam a história da dança do Rio Grande do Sul, os trajes tradicionais sociais e campeiros utilizados por prendas e peões. Na EMEF Pedro Welter, o encontro encerrou com um workshop de nó de lenço e com apresentação de dança.

Os alunos do 2º ano, Rafaela Borba, Gabriel Machado e Alice Ihme, contam que entre tudo que aprenderam, gostaram mais do momento da dança. “Hoje aprendemos as roupas que asprendas e peões usam. Mas como eu gosto de dançar, o que mais adorei hoje foi aprender o estilo de dança gaúcha bugio”, disse Alice.

Para que o projeto se mantenha vivo nas escolas, a ideia do piquete será manter um casal de perpetuadores que terão a missão de dar continuidade ao trabalho em cada escola.

Além disso, o piquete segue realizando as aulas de dança gaúcha de salão no Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa. Nesta segunda etapa, o objetivo é incluir todo o núcleo escolar, como pais, alunos, professores e membros do CPM, e oportunizar à comunidade um curso de dança de forma gratuita. As aulas acontecem nas sexta-feiras, das 19h às 21h. Os munícipes interessados em participar do curso devem realizar inscrição nas escolas participantes do projeto ou no local e dia do curso. O encerramento do curso está previsto para o dia 28 de junho.

Sobre o Circuito Cultural

O Circuito Cultural tem como objetivo levar programação e atividades culturais aos bairros da cidade para facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade. O Projeto da prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC).

Duas propostas vencedoras estão em execução no município: “Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado”, desenvolvido pelo Centro de Cultura Alemã de Lajeado e “Dança Gaúcha de Salão como Parte do Processo de Ensino Aprendizagem da Cultura Gaúcha”, desenvolvido pelo Piquete Morro Santo. O projeto “Arte Por Toda Parte”, desenvolvido pela Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), encerrou no mêsde fevereiro.

Programação das atividades nas EMEFs

Maio

15/05- EMEF Santo André

22/05- EMEF São Bento

29/05 – EMEF São João


Junho

05/06 – EMEF Vida Nova

12/06 – EMEF Vitus André Mörschbacher

19/06- EMEF São José de Conventos

26/06 – EMEF Universitário

- publicidade -