Dia do Desafio de Estrela será no Calçadão

1058
No ano passado o desafio da caminhada coletiva ocorreu no Parque Princesa do Vale e foi superado/ Crédito da foto: Rodrigo Angeli/ Divulgação

Será realizado, nesta quarta-feira (29/05), mais um Dia do Desafio. Em Estrela, que sempre participa da iniciativa mundial através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o evento ocorrerá no Calçadão da Rua Fernando Abott. Uma série de atividades, entre 8h e 16h, pretende fazer jus ao lema da campanha: “Você se mexe e o mundo mexe junto”. A participação é franca, aberta a pessoas de todas as idades, que estejam de passagem pelo local ou que forem colaborar por livre iniciativa. Alunos de escolas também devem marcar presença ao longo do dia.

Serão diversos momentos de atividades coletivas, mas no local estarão duas esteiras e uma mesa de tênis de mesa, o popular pingue-pongue, com o objetivo de sempre propor “movimento” aos cidadãos. Das 8h às 13h a Secretaria Municipal da Saúde também fará testes rápidos e nutricionionais a quem tiver interesse. O local terá cobertura, mas em caso de chuva mais forte será cancelado.

Às 8h30 e às 14h serão realizadas aulas de ginástica com a professora Joana Diedrich, com 15 minutos de duração cada. Assim como as demais não é necessário realizar inscrição. Basta participar. Às 10h e às 15h as aulas serão de zumba, então com a professora Carina Miguel, da Studio Fitness, também com 15 minutos cada. Um dos momentos de maior participação deve ocorrer às 10h30, quando o trio elétrico do Sesc deverá marcar presença no local, com músicas e coreografias para animar o pessoal. Escolas do município estão convidadas a prestigiar esta e as outras atividades e devem enviar turmas. Entidades, empresas, comerciantes e a população em geral podem colaborar com a proposta, no Calçadão ou mesmo em suas sedes. Este ano em um auto desafio de Estrela, e não contra outra cidade do mundo.

Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa) Tafisa, entidade sediada na Alemanha e que defende o conceito de “esporte para todos”. Ocorre anualmente na última quarta-feira do mês de maio, e tem a finalidade de incentivar a prática sistemática de exercícios. O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam sua rotina e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Em 2018, com um mês de atraso em razão dos protestos contra a corrupção realizados em todo o País, o Dia do Desafio ocorreu em junho. E Estrela foi centralizado no Parque Princesa do Vale, em uma caminhada coletiva que tinha como meta ultrapassar a marca de mil quilômetros. Um telão fez a contagem da distância percorrida individualmente pelos 585 metros da pista e por todos na soma geral. Ao todo foram mais de 500 participantes de todas as idades e ajudaram a bater a meta: 2.354 voltas e 1.3777.090 metros percorridos, ou mais de 1,3 mil quilômetros.

O Dia do Desafio estrelense conta com a organização da Smel, apoio da Secretaria da Saúde e regionalmente do Sesc em uma parceria com a Fecomércio, e segue a iniciativa mundial da The Association For International Sport for All (Tafisa), da Unesco e da International Sport and Culture Association (Isca). Mais informações na Smel pelo telefone (51) 3981-1067 e no site www.diadodesafio.org.br, onde é possível encontrar informações mundiais sobre o evento e até mesmo um ranking da participação por categoria.

- publicidade -