Parceria da Smed com CPMA dá nova cara à escola do interior de Estrela

1135
As cores azul e branco, e detalhes em vermelho, agora tomam conta do local / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

Quem mora na Linha Lenz, no interior de Estrela, acompanhou a gradual mudança que ocorreu ao longo de algumas semanas. A nova pintura da fachada da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel, agora finalizada, chama a atenção de todos que percorrem a Rua Padre Jesuíta Pedro Lenz. Mas a transformação visual, além de algumas outras melhorias pontuais, agradou mesmo foi aos professores, funcionários e principalmente os 197 alunos, do jardim ao 9ª ano. Tudo só foi possível graças a uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Círculo de Pais, Mestres e Amigos (CPMA). Outros projetos estão nos planos da escola para o segundo semestre.

As cores amarela, marrom, cinza, entre outras, já desgastadas, não davam identidade ao prédio. Agora, o branco e azul, com alguns detalhes em vermelho, cores oficiais do educandário, estão espalhadas de forma uniforme. “Este era um desejo antigo da escola, dos pais, e também da Smed. Queríamos dar uma identidade à nossa escola. A transformação agradou a todos”, destaca a diretora Bárbara Schmitt. Ela explica que a Smed entrou com os valores necessários com a mão de obra: R$ 17 mil. Já o CPMA da escola, presidido por Graziele Birck Tilwitz financiou os recursos para a aquisição de tinta e materiais utilizados. “Era um valor que estava sendo reservado há muito tempo”, revela. Ao todo foram mais de R$ 32 mil investidos.

A diretora destaca que os valores foram bem administrados, tanto que foi possível também lavar, consertar e pintar parte do telhado, e ainda realizar mais algumas pontuais melhorias, como a compra de um interfone, de uma secretária eletrônica e o conserto do portão elétrico. “Além de tudo isso foi possível um pequeno ‘luxo’. Mandamos confeccionar três letras gigantes com as iniciais da escola: AJD. Faz parte deste processo de identificação e orgulho. Será utilizado nos mais diversos eventos, como já ocorreu agora nas nossas festas juninas.” E as enormes letras chamam mesmo a atenção. As amigas do 3º ano, Rafaela de Castro (8), Sthefany Luíza Scholz (8) e Bianca Letícia Schneider (9) ainda se divertem com a novidade. “Adorei as letras. Tudo está mais bonito”, diz Rafaela. “A frente da escola ficou bem interessante”, afirma Sthefany. “As cores azul, branco e vermelho da nossa escola são lindas”, garante Bianca, ao citar ainda às novas cadeiras e mesas das salas de aula, uma ação da Smed que contemplou todas as escolas da rede municipal.

Novos planos

A proposta da direção escolar é seguir com as melhorias no segundo semestre. Um dos projetos é a revitalização da quadra de esportes, com a pintura e a instalação de novas tabelas de basquete. “Também consertar o muro, trocar a cerca onde for necessário, e dar uma atenção à nossa praça”, ressalta a diretora.

Para tanto a escola está inscrita no programa Sicredi Fundo Social, onde espera ser contemplada. Outra demanda que está nos planos é finalizar a entrada da escola. “Nossa calçada, hoje de brita, pretendemos concretar. Aproveitar para melhorar a acessibilidade do local, principalmente no portão, nossa principal entrada da escola, que hoje tem degraus, o que dificulta por exemplo o acesso de cadeirantes”, explica. “Se tudo der certo, ainda mandar polir todo o pátio frontal, o que o deixaria mais bonito e fácil de limpar.”

Para tanto a escola deverá utilizar a receita proveniente da festa junina realizada na última semana e da Ação entre Amigos, que tiveram excelentes resultados. “Só temos que agradecer a todos que participaram.” A Cooperativa Escolar local, a Cooperdiel, formada por alunos da AJD, também vai fazer a sua parte, colaborando com a pintura de bancos do pátio e outros pontos da revitalizada escola.

- publicidade -