IBGE inicia entrevistas da PNAD-Covid na região

672
Com entrevistas presenciais suspensas, pesquisadores fazem questionários por telefone / Crédito da foto: Marcelo Lima/IBGE

Nesta segunda-feira (04/05), o IBGE iniciou a coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Covid, a PNAD-Covid, em todo território nacional. A PNAD-Covid é uma pesquisa especial inédita, por amostragem, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde.

A pesquisa tem como objetivo, pela ótica da saúde, identificar o número de pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal, as medidas tomadas para recuperação desses sintomas e a demanda pelo serviço de saúde. Pela ótica do mercado de trabalho, tem como objetivo identificar os impactos da pandemia no trabalho e nos rendimentos da população.
A pesquisa busca disponibilizar informações de qualidade que auxiliem no conhecimento da realidade brasileira, subsidiem a adoção de políticas públicas e a busca de soluções para os problemas causados pela doença.

Os domicílios que responderão ao questionário de aproximadamente 40 questões já responderam à PNAD-Contínua entre o final de 2018 e o início de 2019, e serão contatados por telefone (visitas presenciais estão suspensas em função da pandemia).

No jurisdição da Agência do IBGE de Lajeado serão aplicados aproximadamente 200 questionários no decorrer do mês de maio, distribuídos entre os municípios de Arroio do Meio, Colinas, Encantado, Estrela, Forquetinha, Lajeado, Teutônia e Vespasiano Corrêa. Nesta primeira semana de coleta serão entrevistados 42 domicílios, dos seguintes municípios: Colinas (Linha Santo Antônio). Teutônia (Bairros Centro Administrativo e Teutônia).


Por ser uma pesquisa amostral, cada domicílio tem uma representatividade muito grande, por isso é fundamental que quem for contatado responda ao entrevistador do IBGE – em caso de dúvidas quanto a identidade do entrevistador, é possível confirmá-la de três formas diferentes:


– Enviando um e-mail para [email protected].

– Ligando para 0800 721 8181.

– Verificando sua identidade em https://respondendo.ibge.gov.br/

- publicidade -