Governo Federal promete recurso para municípios atingidos pela cheia do Rio Taquari

Ministro Onyx Lorenzoni conversou com prefeitos sobre a liberação de recursos para a região

621
Reunião com o ministro foi por meio de videoconferência / Crédito da foto: Rafael Monteiro De Carvalho /Ministério da Cidadania

Nesta quarta-feira (22/07), prefeitos de dez cidades do Vale do Taquari participaram de uma reunião no Ministério da Cidadania para angariar ajuda financeira para reconstruir os municípios que foram arrasados pela cheia histórica do Rio Taquari, que aconteceu no início do mês. Os líderes municipais conversaram por videoconferência com o ministro Onyx Lorenzoni, que está em quarentena após ter sido diagnosticado com Covid-19.

Lorenzoni ouviu as ponderações dos líderes municipais e afirmou que a pasta reunirá esforços para ajudar as cidades a se recuperarem do prejuízo, que foi de R$ 195 milhões. “Nós vamos acelerar o processo de liberação da verba para que esse dinheiro possa chegar rapidamente até vocês. Assim, os prefeitos podem usar os valores do orçamento próprio para atender outras demandas, já que o acolhimento e abrigamento das vítimas nós podemos fazer por meio da Portaria nº 90”, explanou o ministro. A Portaria nº 90, de 3 de setembro de 2013, estabelece os parâmetros e procedimentos relativos ao cofinanciamento federal para oferta do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências.

O ministro disse também que irá analisar, junto à equipe técnica, a possibilidade de adiantar recursos federais para as redes socioassistenciais dos municípios. “Nós ainda temos um saldo desses recursos e vou ver se é possível, emergencialmente, como vocês decretaram estado de calamidade, a gente fazer a antecipação dos três próximos meses, o que injetaria mais recursos na assistência social”, disse. De acordo com os prefeitos, a verba será usada, principalmente, para a compra de materiais para reconstruir as casas destruídas pela cheia do Rio Taquari – a maior em sessenta anos.

Ao final do encontro, Onyx Lorenzoni se colocou à disposição dos líderes para articular demandas referentes à emergência junto a outros ministérios. Os prefeitos comemoraram a conquista. “A gente nota que aqui tem pessoas do bem, pessoas que querem que a gente vá em frente”, pontuou Celso Kaplan, prefeito de Imigrante, e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

- publicidade -