INFIDELIDADE

_DSC000152,5% dos entrevistados em uma pesquisa científica que ouviu 1.042 pessoas afirmaram já terem sido infiéis (considerando todos os seus relacionamentos). Apesar da maioria dos membros dos casais apresentarem uma expectativa de exclusividade quando em um relacionamento amoroso, a infidelidade ainda é um fenômeno muito comum nas relações contemporâneas.

O que leva à infidelidade, que é uma das maiores causas de divórcio e um dos problemas mais difíceis hoje de tratar em terapia de casal e um dos maiores causadores de sofrimento nos casais? O próprio conceito de infidelidade é diferente de uma pessoa para outra. Em contrapartida, 15 a 20% dos casais já afirmaram que possuem um contrato com o companheiro, no qual é possível se envolver com pessoa fora do relacionamento.

Este tema polêmico, porém parte ou preocupação na vida da maioria das pessoas, foi a tônica principal do debate no programa Mais Elas, na rádio Popular FM, com a participação da psicóloga Patrícia Scheeren, que é doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS, especialista em terapias individual, familiar e de casal, e autora da pesquisa citada sobre o tema.