Ícone do site Folha Popular

Alunos do Projovem plantam mudas de árvores frutíferas em Estrela

Ação foi mais uma que envolveu os jovens participantes e a comunidade

Nas tardes de quinta-feira, na unidade Moinhos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), dezenas de jovens dos 14 aos 17 anos se reúnem das 13h30min às 16h. Estão eles envolvidos com a agenda de atividades do Projovem, projeto gratuito que realiza ações socioeducativas. Na última semana, o grupo realizou o plantio de mais 20 mudas de árvores frutíferas, em várias calçadas do bairro.  A ação foi uma parceria das secretarias do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), que apóia o programa, do Meio Ambiente e das Obras.

“Nada muda, se você não mudar” é o tema central trabalhado este ano. De forma antecipada, dias atrás os jovens visitaram alguns moradores e na oportunidade pediram autorização para o plantio das árvores. Na última semana a ação foi realizada e dicas de cuidado foram passadas aos moradores. As mudas, de pitangueiras, foram disponibilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e as covas para o plantio foram feitas pelos funcionários da Secretaria de Obras do Municípios. “Isso demonstra a sintonia existente entre as secretarias e em como todos estão dispostos a auxiliar para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Nosso objetivo vai muito além de fortalecer os vínculos entre a família e a comunidade”, explica a coordenadora do Projovem, Ana Cristina Möllmann.

O Projovem vai para sua sétima temporada em Estrela. É uma das modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens que, de forma gratuita, realiza encontros semanais onde são realizadas ações socioeducativas. Através de aulas de música, atividades físicas e passeios, são trabalhados temas como a convivência familiar e social, evasão escolar e fortalecimento dos vínculos. Voltado para adolescentes dos 14 aos 17 anos, tem mais de 35 jovens de ambos os sexos, mas com média de 30 participantes por encontro. Novas participações ainda são aceitas. “Desejamos sim que estes jovens sejam protagonistas de sua história, fazendo a diferença onde estiverem com atitudes positivas, exercendo sua cidadania”, ressalta Ana. Informações pelo 3981-1026.

Sair da versão mobile