Ícone do site Folha Popular

Temporal causa transtornos no Vale do Taquari

Temporal atingiu Teutônia por volta das 17h30min deste domingo / Crédito da foto: Neri Schmidt

O forte vento que atingiu o Vale do Taquari, e também outras regiões do Estado no final da tarde deste domingo (01/010), causou uma série de transtornos. Houve registros de casas destelhadas, queda de árvores e postes e muitos municípios sem energia elétrica.

Foram inúmeros atendimentos por parte dos bombeiros da região, Defesa Civil e equipes das prefeituras que auxiliaram com a limpeza dos locais. Na manhã desta segunda-feira (02/10) os órgãos responsáveis trabalham para restabelecer energias, limpar ruas e normalizar os estragos deixados pelo temporal.

Acompanhe a programação da Rádio Popular (96,9 FM) ao longo do dia para atualizações sobre os registros e atendimentos. Na edição da Folha Popular desta terça-feira (03/10), a cobertura completa de todos os acontecimentos com conteúdo adicional de fotos e vídeos na versão digital. 

TEUTÔNIA
Em entrevista ao vivo para a Rádio Popular, o Diretor da Área Operacional da Certel Energia, Ernani Mallmann destacou que toda a área de atuação da Certel Energia foi atingida, dificultando o trabalho de restabelecimento de energia.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia realizou diversos atendimentos após o temporal. Foram três ocorrências por destelhamento de casas, limpeza de estradas, nove quedas de barreiras e 11 quedas de árvores. Na manhã desta segunda-feira eles tiveram novos chamados e trabalham para solucionar os estragos.

Em Linha São Jacó Baixa, a estrada está interrompida, devido a um poste que caiu sobre a via. Em Boa Vista Fundos não há energia elétrica e nem sinal para telefone móvel (celular), o que dificulta a comunicação dos moradores com os órgãos responsáveis. O motivo foi a queda de muitos fios e árvores.

O servidor de informática da Prefeitura de Teutônia também foi atingido pelo temporal e deixou vários setores sem acesso para prestação de alguns serviços. Não há previsão de retorno do atendimento. 

ESTRELA
Em Estrela ainda há muitos pontos da cidade sem energia elétrica. Desde o fim do temporal, o Corpo de Bombeiros já atendeu sete ocorrências envolvendo queda de árvores, fios e casas destelhadas. Há um alerta para população que trafega pelas ruas do município em relação aos cuidados com fios e árvores espalhados nas ruas. A limpeza dos locais está sendo feita conforme demanda de serviços da corporação.

IMIGRANTE E COLINAS
Os Bombeiros de Imigrante e Colinas (Imicol) atenderam oito chamados com queda de postes, fios e árvores nos dois municípios, inclusive registro de acidente de trânsito em razão dos estregados. A corporação trabalha para auxiliar as comunidades na manhã desta segunda-feira.

Informações preliminares dão conta que na Seca Baixa, a parede de uma metalúrgica caiu sobre o caminhão da empresa. Além disso, há vários postes caídos na localidade.

LAJEADO
Em Lajeado foram inúmeros registros devido ao temporal. Na Construmóbil, o forte vento veio repentinamente. De imediato, bombeiros mandaram todas as pessoas entrarem nos pavilhões do Parque do Imigrante, de onde ninguém podia sair até uma segunda ordem ou até que a situação se acalmasse. Por volta das 17h45min, a comissão organizadora decidiu antecipar o encerramento da feira, que estava previsto para as 19h.

Pelo menos duas tendas de expositores externos tiveram suas estruturas indo para o chão. O estande da Stabil Argamassa e Concreto foi o que mais teve avarias. Dentro dos pavilhões, muitas pessoas assustadas, pelo barulho do vento e da chuva no telhado. Por volta das 18h10min, o público pode começar a deixar os pavilhões. A orientação foi de que todos deixassem o Parque do Imigrante. Quem ficasse, deveria permanecer dentro dos pavilhões.

No Shopping Lajeado, placas do forro na parte da estrutura superior interna, na praça de alimentação, caíram. Uma pessoa ficou ferida e foi atendida pelo SAMU. Houve muitos registros de quedas de árvores em diferentes ruas e bairros da cidade. Além disso, grande parte da população ficou sem energia elétrica.

Sair da versão mobile