Ícone do site Folha Popular

Sarau Poético em Estrela evidencia música e poesia

Quarteto Fascínio foi uma das atrações da noite

No Dia Internacional do Poeta, comemorado na quarta-feira (04.10), o Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela, abriu as portas para a música e a poesia. O evento, promovido pelo Núcleo Cultural com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), teve como convidado especial Rossyr Berny, autor de mais de 20 obras nos campos da poesia, biografia e romance.  Acompanhado da esposa e professora de Literatura Elena Rebelo, ele recitou dois poemas de sua autoria – “Dos homens que sou” e “Matemática do amor” – e destacou a data. “Hoje é o dia do artista que leva a palavra para mudar a vida das pessoas”.

A historiadora da Secultur Letícia de Oliveira abriu o encontro citando as ações da secretaria, como o “Poesia no Varal”. Logo depois o Quarteto Fascínio, projeto do Núcleo Cultural, subiu ao palco para interpretar canções de Eric Clapton, Astor Piazzola e Beatles. A psicóloga Josiane Delazari Hilgert Bandeira falou sobre o trabalho do Grupo Café Poético, do Centro de Saúde Mental de Teutônia. Um dos integrantes, João Marcos Graeff Bastos (poeta, estudante de história e autor do livro Deus está com fome), leu poemas de sua autoria.

Alunos do EJA, da Escola Municipal Leo Joas, do Bairro das Indústrias, também prestigiaram as apresentações. Ao final do Sarau, livros de poesia de diversos autores, doados por Rossyr Berny, puderam ser levados pelos presentes.  O secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Braun, encerrou a programação agradecendo a presença de todos e a iniciativa de incentivar e valorizar a arte. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível, que será destinado aos trabalhadores da UTL de Estrela.

Sair da versão mobile