Ícone do site Folha Popular

12ª Feira do Livro de Lajeado dá espaço para as mulheres

A 12ª Feira do Livro de Lajeado, realizada pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e pelo Serviço Social do Comércio (SESC-RS), foi oficialmente aberta na noite desta terça-feira (17/10). Neste ano, a patrona é a escritora Nara Knaack, que traz consigo o tema da feira: “Com a palavra, a mulher!”. A programação segue até o dia 22 de outubro, no Parque do Imigrante.

A patrona da 12ª edição da Feira do Livro disse que as lágrimas e a emoção tomaram conta depois de receber o convite. “Obrigada Lajeado, por ter me proporcionado tantas alegrias. Obrigada por ter recebido tão bem meus antepassados. Foi neste local onde vingaram o amor, as amizades, a fé, a verdade”, disse Nara. A escritora citou um pensamento de Clarice Lispector: “Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender”. E ao final, Nara completou: “e eu quero continuar aprendendo”.

A Feira do Livro abordará temas sobre o empoderamento feminino e a participação das mulheres na sociedade em busca de igualdade entre os gêneros. Representando esta bandeira, a feira terá como patrona a escritora Nara Knaack, além do casal de escritores homenageados, Gisela e Werner Schinke.

Werner Schinke falou em nome do casal, agradecendo por terem sido escolhidos os escritores homenageados da Feira do Livro. “É gratificante lembrar dos amigos que fizemos ao longo desses 60 anos de atividades dedicadas à cultura, pois nada se faz sozinho”, disse Schinke. O casal possui mais de 4.500 materiais catalogados, além de outros tantos a serem catalogados, sendo guardiões do patrimônio histórico, artístico e cultural dos imigrantes alemães, italianos e portugueses que se instalaram no Vale do Taquari.

A programação do primeiro dia de Feira do Livro iniciou já na parte da manhã de terça-feira (17/10) com a oficina “No Mundo da Fantasia”, na qual as crianças puderam confeccionar seus fantoches e marionetes. As atividades seguem com espetáculos teatrais, horas do conto, oficinas, palestras e encontros com escritores. Além disso, atividades ocorrem de forma paralela ao evento, como artesanato, escola de trânsito, esposição pedagógica e troca-troca de livros.

A 12ª Feira do Livro de Lajeado tem apoio da Univates e da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e patrocínio cultural da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Confira o horário de funcionamento da feira:

– Quarta a sexta-feira (18 a 20/10): 8h30 às 21h

– Sábado (21/10): 10h às 22h

– Domingo (22/10): 13h às 18h

Sair da versão mobile