Ícone do site Folha Popular

Com foco na sustentabilidade, Natal em Estrela usa materiais recicláveis na decoração 

Materiais são preparados no “Barracão de Natal”

Além de reforçar a fé e a espiritualidade, incentivando a união, partilha e voluntariado, o Natal em Estrela tem foco também na sustentabilidade. Evento que já se tornou referência na região do Vale do Taquari e no Estado pela decoração e programação de shows, terá na decoração deste ano materiais recicláveis, que estão se transformando em objetos que vão embelezar vários pontos da cidade. A preocupação é de transformar material reciclável em enfeites bonitos e diferenciados. “Queremos que seja transformado em algo inovador, que se destaque. Não é apenas pela cultura do reaproveitamento, mas pela cultura da transformação. Em algo bonito, diferenciado, e útil”, afirma a primeira-dama Carine Schwingel.

No “Barracão de Natal”, servidores do município e voluntários preparam os materiais, num trabalho que se iniciou neste mês de outubro. De segunda a sexta-feira, pelo menos dez pessoas trabalham diariamente para deixar tudo pronto até novembro, quando se inicia a programação. Objetos como lâmpadas, por exemplo, vão se transformando, pelas mãos habilidosas dos colaboradores, em pequenos bonecos de neve, que vão ornamentar as guirlandas que serão colocadas na Avenida Rio Branco, principal acesso à cidade.

Garrafas pet e de vidro

O calçadão da Rua Fernando Abott, no coração de Estrela, receberá lustres iluminados em duas quadras. Ao todo serão 12, com o diferencial de que são feitos com garrafas pet. Todas brancas, pois o impacto visual é de um lustre de cristal. Além disso, serão iluminados a fim de proporcionar uma decoração bonita e ao mesmo tempo barata e sustentável. Em torno de 100 garrafas – de 1,5 a 3 litros – são necessárias para a confecção de cada lustre. Um trabalho minucioso, pois as embalagens são recortadas e colocadas de forma a ficarem pendentes. O material vem de doações da comunidade.
Mas não serão somente lâmpadas e garrafas pet que vão fazer o diferencial na decoração. Uma árvore de Natal feita com aproximadamente 400 garrafas de vidro, todas com iluminação interna, outra com pneus, assim como bonecos de neve com o mesmo material, também enfeitarão pontos da cidade. “É um Natal feito a muitas mãos, que além do poder público tem a participação de empresas, entidades e da comunidade”, reforça Carine. A abertura do Natal em Estrela ocorre no dia 24 de novembro, com a Chegada do Papai Noel, no Parque Princesa do Vale.

Sair da versão mobile