Na próxima terça-feira, dia 24, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Paverama realiza nova mobilização para reverter o anúncio de fechamento da agência do Banco do Brasil no município. O ato será às 9 horas, defronte à própria agência.
O Banco do Brasil anunciou nesta semana que a agência de Paverama encerraria no dia 20 de novembro. O motivo para o fechamento seria a falta de segurança pública, ampliada pelos ataques recentes a agências e estabelecimentos do município. A agência do BB foi explodida no dia 18 de julho deste ano.
Decisões de fechamento são tomadas pela direção do Banco e difíceis de serem revertidas, pois vários estudos são realizados. O Banco do Brasil já deve ter iniciado o processo de migração e remuneração das contas de Paverama para a agência de Teutônia. Dois funcionários serão deslocados para Teutônia e os outros quatro ainda estão sem definição de nova agência.
Mesmo sabendo que a decisão é difícil de ser revertida, Paverama se mobiliza com força e pressão política. Foi acionado o deputado federal Sérgio Moraes (PTB). O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) agendou audiência com a Superintendência do Banco do Brasil para terça-feira. O deputado estadual Edson Brum (PMDB) busca contato junto à gestão do banco no Estado. O prefeito Vanderlei Markus e o vice-prefeito Elemar Rui Dickel também mantiveram contato com a direção do BB.
Outra dúvida que surge é quanto a Agência do Banrisul de Paverama. Atacada com explosão no dia 4 de outubro, está fechada. Há informações extraoficiais de que poderia não reabrir. Todavia, segunda-feira iniciam as obras de reforma do prédio atingido. O banco pediu uma sala para a Prefeitura para proceder no atendimento. A reabertura do Banrisul está prevista para o início de dezembro.
Como o Banco do Brasil anunciou fechamento em 20 de novembro, Paverama ficaria 10 ou mais dias sem atendimento bancário. A preocupação da CDL e da comunidade é o transporte de valores a agências bancárias em outras cidades. O Município conta com 8.485 habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE para 2017.