Ícone do site Folha Popular

Programa de Aquisição de Alimentos começa a ser estruturado

Programa de Aquisição de Alimentos começa a ser estruturado

Paverama foi contemplada pelo Ministério de Desenvolvimento Social para desenvolver no município o Programa de Aquisição de Alimentos. Para o programa, o município foi contemplado com um recurso no valor de R$ 100.000,00 para adquirir produtos da agricultura familiar, onde cada produtor poderá comercializar até o valor de R$ 6.500,00.

Na quarta-feira (25/10), a Secretaria Municipal da Agricultura, a EMATER/Ascar e o Centro de Referência em Assistência Social apresentaram, em reunião ocorrida no CRAS, o programa para os produtores, que puderam sanar suas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o PAA.

O Programa visa a aquisição de alimentos de produtores ou agroindústrias familiares enquadradas no Programa Nacional de Agricultura Familiar – PRONAF, com doação simultânea à entidades assistenciais devidamente habilitadas e instituições de ensino.

O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente Mauro Scheuermann, considera que este programa foi muito bem elaborado uma vez que, o recurso aplicado dobra o seu valor beneficiando os agricultores onde possibilita a comercialização dos produtos, e ao mesmo tempo beneficia as entidades que recebem gratuitamente estes alimentos.

A Coordenadora Municipal do Plano de aquisição de alimentos Liliana de Souza Scheibe destaca a importância deste programa. “Essa é mais uma conquista da Administração Municipal voltada ao fortalecimento da agricultura familiar ao mesmo tempo que beneficia famílias em situação de pobreza no município de Paverama” disse.

A produção dos agricultores será repassada ao CRAS do município, que irá organizar os produtos em kits e repassar para famílias em situação de vulnerabilidade do município.

Destaca-se que, os produtores interessados devem procurar a Secretaria Municipal da Agricultura até o dia 1º de novembro a fim de efetuar o seu cadastro no programa, momento este em que deverão informar quais produtos, quantidades e previsão do mês em que os produtos serão entregues ao município, lembrando que a comercialização dos produtos será realizada durante o ano de 2018, o que possibilita a realização das adequações necessárias para que os produtores possam iniciar a implantação de novas culturas e atividades visando uma comercialização futura.

Sair da versão mobile