Ícone do site Folha Popular

Projeto na Univates incentiva desenvolvimento do empreendedorismo e de pequenos negócios

Iniciativa do técnico em Administração foi baseada no formato de gamificação

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as pequenas e médias empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país no período de um ano. Justamente para mostrar aos estudantes do curso técnico em Administração da Univates que é possível abrir negócios rentáveis começando pequeno, mas com visão de futuro, e, principalmente, que o empreendedorismo é uma linha profissional a ser seguida, foi desenvolvido o projeto SmallBusiness.

A iniciativa consistiu na realização de um evento em que os grupos de estudantes pudessem comercializar produtos na própria Instituição. A atividade foi coordenada pelo professor Oziel Meurer na disciplina de Empreendedorismo e Planejamento Estratégico e teve como objetivo oportunizar que os estudantes pudessem colocar em prática várias competências que o empreendedor precisa ter em seu perfil, como atitude, liderança, planejamento, poder de persuasão, entre outras, para que possa se tornar um empreendedor de sucesso.

“Esse projeto funciona no formato de gamificação. Isso quer dizer que se aplicam dinâmicas similares a de jogos para que os estudantes possam resolver problemas e melhorar o aprendizado. No caso do SmallBusiness, para ganhar, as equipes possuem indicadores como Margem de Lucro, Número de Vendas, Ticket Médio, entre outros, que irão determinar em termos de pontuação de qual negócio é o melhor. O lucro apurado durante o evento é rateado entre os participantes conforme sua pontuação final”, explica Meurer.

O professor acrescenta que o projeto ainda é o teste inicial para a formulação do plano de negócios, testar produtos produzidos pelos alunos ou não e avaliar seu potencial para se tornar um negócio. “Na Univates, esse é o primeiro evento com essas características promovido pelo curso técnico em Administração”, finaliza Meurer.

Sair da versão mobile