Ícone do site Folha Popular

GGI-M de Estrela elenca novas prioridades

Participantes determinaram prioridades para as primeiras ações mais concretas do gabinete

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (22) a segunda reunião do novo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Segurança Pública de Estrela. Representantes dos mais diversos setores municipais, civis e militares que formam o grupo e haviam participado do primeiro encontro, quando o GGI-M foi formatado, voltaram a se reunir no Salão Nobre da Prefeitura. Como resultado do encontro, ficou determinado algumas metas e ações mais concretas para as próximas semanas e meses.

Na pauta, além da aprovação da ata do primeiro encontro, o que ocorreu sem objeções, foram tratados temas que envolvem as próximas ações do gabinete. Entre elas ficou sugerida a criação de um número de telefone (sem bina) destinado a receber denúncias anônimas por parte da população em geral. Outra sugestão foi a busca de parcerias do Ministério Público (MP) e do poder judiciário para a realização de palestras para alunos, pais e professores, a serem realizadas na volta às aulas, em março. Uma ação envolvendo a Polícia Civil e a Brigada Militar será programada para os primeiros meses do próximo ano. O tema do videomonitoramento voltou à pauta. Em razão do calendário, a nova reunião ocorrerá em janeiro. Contará com a participação da União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela (Uame), que tem hoje na presidência o vereador João Braun, um dos componentes do GGI-M estrelense.

Saiba Mais

O GGI-M credencia Estrela, por exemplo, a concorrer aos recursos federais disponibilizados pelo Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para projetos na referida área, como câmeras de videomonitoramento; ou na forma de consórcio com outros municípios da região. Criado legalmente no município em 24 de julho (lei nº 6.941), atendendo a Portaria nº 1 do Ministério da Justiça (16/01/2014), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal é o instrumento que expressa o desenvolvimento de uma nova concepção de gestão.

Trata-se de um fórum deliberativo e executivo composto por representantes das diferentes forças com atuação na área da segurança pública. Tem como uma de suas mais importantes funções a de promover a aproximação dessas instituições com a sociedade através da interação entre estes, discussão de temas, medidas e avaliação das ações tomadas, e buscar a integração com órgãos de segurança pública regionais, estaduais e federais. Todos os entes envolvidos participam ativamente das propostas, implementações, controle e avaliações das ações na temática da segurança pública e operam por consenso e em regime de mútua cooperação. O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), Paulo Finck, é seu coordenador executivo. Mais informações pelo telefone 3981-1017.

Sair da versão mobile