O Parque Princesa do Vale recebeu grande público entre o fim da tarde e a noite desta quinta-feira (07/11). Pessoas de diversos municípios foram torcer por suas equipes nas finais da Copa Guri 2017. A última e decisiva rodada foi marcada com as finais das quatro categorias masculinas e as disputas dos terceiros e quartos lugares das mesmas. Das oito partidas, cinco decididas nos pênaltis. As categorias femininas já tinham suas campeãs. A promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) reuniu 49 times de seis municípios: Estrela, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Arroio do Meio, Progresso, Teutônia e Cruzeiro do Sul. Ao todo já foram realizados 87 jogos e marcados 182 gols. (Em anexo, os confrontos).
Foram conhecidos os campeões das categorias 2002/03, 2004/05, 2006/07, 2008/09. Pais e mães, fieis torcedores, ficavam roucos à beira do gramado. Equilíbrio foi uma tônica nas decisões. Muitas das posições finais foram decididas nas penalidades máximas. Após cobranças, festa de um lado, tristeza e algumas lágrimas do outro. Mas no fim, cumprimentos por parte de todos. Os sorrisos voltavam a ser gerais de novo na hora de receber a premiação. Foram escolhidos os destaques das finais, os craques do campeonato, também os goleadores e goleiros menos vazados. Teve atleta que foi embora com até três medalhas.
Matheus Finger (9), de Arroio do Meio, da equipe do Xaropinho, é um dos atletas que por detalhes não saiu da competição com três medalhas, inclusive a de campeão. O detalhe se resumiu a três segundos. É que nos três segundos finais da categoria 2002/03, o oponente Gustavo Krüeger, de Lajeado, marcou o gol do título para o Rui Barbosa. “Fico um pouco triste por ser vice, mas feliz por ter participado, ter sido o destaque. Adoro jogar bola”, afirma Matheus. Gustavo é que sorria um pouco mais. Artilheiro da competição e campeão, o autor do gol decisivo sonha um dia ser jogador profissional. “Sei que é difícil, mas vou tentar”, frisa ele, agora mais confiante com medalhas no peito.
Homenagem
Este ano a Copa Guri teve em disputa o troféu Vomberto Teixeira, que homenageia um dos fundadores da tradicional competição, falecido recentemente. A família de Vomberto, entre eles suas filhas, Bibiana e Camila, e a neta Manuela, estiveram presentes às finais. Camila, por sinal, ajudou como mesária em toda a competição. Mas foi dona Ilda, mãe de Vomberto, que às lágrimas recebeu um troféu das mãos do secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira.
O valor arrecadado com as inscrições foi revertido à Apae de Estrela. As fotos das equipes vencedores e mais detalhes podem ser obtidas na fanpage da Smel; pelo e-mail smel.esportes@estrela.rs.gov. br e pelo telefone 3981-1067.
Campeões e destaques
Categoria 08/09
3º Lugar – AERC/Juventus
2º Lugar – Xaropinho
1º Lugar – Rui Barbosa
Goleador: Gustavo Krüeger – Rui Barbosa
Goleiro menos vazado: Arthur Agnes – Rui Barbosa
Destaque do Campeonato: Mateus Finger – Xaropinho
Categoria 06/07
3º Lugar – Rui Barbosa
2º Lugar – AERC/Juventus
1º Lugar – Lajeadense/Nova Estrela
Goleador: João Pedro Silva – Lajeadense/Nova Estrela
Goleiro menos vazado: Pedro Zuffo – Lajeadense/Nova Estrela
Destaque do Campeonato: Igor Gomes – Lajeadense/Nova Estrela
Categoria 04/05
3º Lugar – AERC/Juventus
2º Lugar – ALE/Lajeadense/NE
1º Lugar – Rui Barbosa
Goleador: Kevin Pereira – ALE/Lajeadense/NE
Goleiro menos vazado: Gustavo da Silva – Rui Barbosa
Destaque do Campeonato: Gabriel Fell – ALE/Lajeadense/NE
Categoria 02/03
3º Lugar – Estrela do Futuro
2º Lugar – Rui Barbosa
1º Lugar – ALE/Lajeadense/NE
Goleador: Guilherme Veiga – Nicolau
Goleiro menos vazado: Eduardo Togni – ALE/Lajeadense/NE
Destaque do Campeonato: Samuel Duarte – ALE/Lajeadense/NE