Na manhã de hoje (26/12), a Defesa Civil Regional (Lajeado), os Bombeiros e a Patrulha Ambiental (Patram) realizaram vistoria às obras do Condomínio Costa Norte, que está em implantação no Morro do Bairro Languiru, em Teutônia. No sábado à noite (23/12), uma enxurrada trouxe grande quantidade de água e lama, que invadiu ruas, casas e estabelecimentos comerciais nas imediações. A partir da vistoria, a Defesa Civil vai elaborar um relatório da situação.
As autoridades estavam acompanhadas do secretário de Meio Ambiente, Gilson Hollmann, do prefeito Jonatan Brönstrup, de técnicos do Meio Ambiente, do secretário de Planejamento, Ricardo Wagner, e do engenheiro responsável pelo condomínio, Antônio Pregelli Neto.
Segundo o engenheiro do condomínio, uma pedra desceu pela tubulação do condomínio, trancou e entupiu a tubulação da rua e provocou o transbordamento das águas e da lama sobre a rua, que invadiu casas e estabelecimentos comerciais.
O Costa Verde tem tubulação de 60 centímetros para escoar a água do morro, com sistema de quebra da velocidade. A rede municipal tem tubulação de 40 centímetros. Ou seja, um cano maior traz água para um cano de menor capacidade. A intenção da Prefeitura é ampliar a capacidade, colocando tubos de 1 metro a 1m20cm.
Os proprietários de imóveis demonstraram revolta e indignação com nova ocorrência do gênero ao longo deste ano – duas delas foram em fevereiro e março de 2017. Usando redes sociais, os moradores postaram vídeos e imagens do ocorrido.
Para o início da tarde de hoje (26/12) está marcada uma reunião entre o Município e representantes do Condomínio Costa Norte para definir ações que evitem futuros problemas.