Após décadas de reivindicações comunitárias que clamavam pelo alargamento da ponte sobre o Arroio Saraquá, na divisa dos bairros Moinhos D’Água e São Bento, em Lajeado, a estrutura foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira, dia 26/12. O ato contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, do secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, da vice-prefeita, Gláucia Schumacher, dos deputados estaduais Edson Brum e Lucas Redecker, além de lideranças de municípios da região, como o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch.
“Se olharmos, veremos que é uma ponte pequena, mas do ponto de vista simbólico é uma grande obra, que com certeza vai melhorar a vida de muitos cidadãos de Lajeado e de Santa Clara do Sul”, afirmou Sartori. De acordo com o governador, foi preciso priorizar algumas obras em detrimento de outras que tiveram de ser postergadas. “Por mais importantes que certas demandas possam se apresentar, não dá para fazer tudo”, concluiu o chefe do Executivo Estadual.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, agradeceu ao Governo do Estado por entender a importância que a obra tinha para a região, principalmente para os municípios de Lajeado e Santa Clara do Sul, interligados pela ERS-413, onde a ponte foi ampliada.
“Quero citar o papel preponderante que o secretário Estadual dos Transportes, o senhor Pedro Westphalen, teve para execução dessa obra”, afirmou Caumo, ao salientar que a licitação para alargamento da ponte fora aberta ainda em 2012, mas que a obra nunca saía do papel. Pensando nos próximos passos, Caumo pediu que o Estado seja parceiro também no sentido de buscar atender a outra demanda importante não só para Lajeado, mas para Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e Venâncio Aires. Ele se referiu ao projeto que o município deve contratar para entregar à EGR e que busca resolver o gargalo estrutural do trevo da ERS 413 com a ERS-130, o chamado trevo da BRF. O objetivo do Executivo lajeadense é viabilizar uma passagem inferior sob a ERS-130, nas proximidades do trevo instalado ao lado da fábrica da BR Foods. Desta forma, seriam eliminados os congestionamentos para atravessar a ERS-130, tornando a passagem mais rápida e também mais segura.
Durante seu pronunciamento, Westphalen afirmou que muitas obras importantes não puderam ser feitas para que outras pudessem acontecer. Ele adiantou, inclusive, que há intenção tanto por parte do município de Lajeado quanto do governo estadual, de municipalizar todo o trecho da ERS-413 que passa por Lajeado. Contudo, isso precisa ser aprovado tanto pela Câmara municipal quanto pela Assembleia Legislativa para que seja viabilizado.
Iniciada no dia 03/08/17, a obra de ampliação da ponte sobre o Arroio Saraquá exigiu que o trânsito da ERS-413 fosse desviado por vias internas dos bairros Moinhos D’Água e São Bento. Antes, a estrutura permitia a passagem de um único veículo por vez, o que provocava filas em ambos os lados da ponte. Com o alargamento da estrutura, agora é possível a passagem simultânea de veículos em sentidos opostos. O investimento do governo do Estado na obra foi de R$ 870 mil, sendo que o município de Lajeado contribuiu para a preparação do terreno nas laterais da ponte, bem como deslocou a rede de anergia para o outro lado da rodovia a fim de viabilizar o início das obras.
A obra
– A nova ponte tem 30 metros de comprimento e 8,70 metros de largura
– Capacidade para suportar até 45 toneladas (contra 36 toneladas da ponte antiga)
– Foi erguida ao lado da antiga estrutura, e as duas foram unidas