Uma cerimônia marcada por emoção e homenagens registrou a posse de Juliana Follmer Bortolin Lisboa (44), no fim da tarde desta quinta-feira (18/01), como nova titular do Registro de Imóveis de Lajeado. O juiz diretor do Foro da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson, presidiu o evento no salão do júri e investiu a teutoniense na função.
Para alcançar o cargo, Juliana precisou superar várias etapas de avaliação de rigoroso concurso público. E como obteve uma boa colocação, pode escolher entre as cidades que deveriam receber registradores titulares. A decisão por Lajeado está baseada na proximidade com Teutônia (terra dos familiares) e em sua ligação com a Univates (onde foi professora de Direito). “Estudei muito para isso e farei de tudo para dar o melhor para atender a sociedade”, ressaltou.
Em sua fala, Juliana não escondeu a emoção e precisou parar o discurso em duas oportunidades. Agradeceu familiares, colegas de profissão e os futuros colaboradores do cartório. Ela deverá manter praticamente toda a equipe que vinha exercendo as funções no estabelecimento, considerando ser uma grande responsabilidade dar continuidade ao trabalho de seu antecessor. “O Luiz (Egon Richter) é uma referência no serviço notarial para a região, para o Estado e para o país”, enfatizou. As atividades iniciam nesta sexta-feira (19/01).
Juliana substituirá Luiz Egon Richter, que exerceu a função de registrador interino desde 05 de maio de 2008 até 18 de janeiro de 2018, ou seja, por quase 10 anos. Ele atuou interinamente após o repentino falecimento do titular à época, Carlos Fernando Westphalen Santos. Durante a cerimônia, o juiz Johnson efetuou uma homenagem a Richter, concedendo a “Portaria de Louvor” pela seriedade, dedicação e destacada atuação à frente do Registro de Imóveis de Lajeado.
A realização da cerimônia pelo juiz Johnson mereceu elogios do presidente do Colégio Registral do RS e ex-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, e do presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis), Carlos Fernando Reis. Ambos destacaram a importância da solenidade, “que faz bem à categoria, porque a sociedade não sabe o que somos e o que fizemos”.
Quem é a nova registradora de Lajeado?
Nascida em Panambi, aos 4 anos de idade Juliana Follmer veio com os pais Fritz e Leda Follmer para Teutônia, onde viveu sua infância e parte da adolescência, antes de iniciar o ensino superior. Revelou que no período da graduação já percebeu sua vocação para o serviço notarial e que procurou se especializar na área. Com 44 anos de idade, Juliana Follmer Bortolin Lisboa assume o Registro de Imóveis de Lajeado.
Nos últimos 12 anos, ela e a família estiveram em Manaus (Amazonas). Lá, Juliana atuou no Cartório de Registro Civil e teve intensa dedicação para registrar crianças, jovens, adultos e idosos que não haviam sido registrados quando do nascimento. Pelos serviços prestados, recentemente recebeu o título de Cidadã Amazonense, homenagem concedida pela Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado do Amazonas.